domingo, 19 de setembro de 2010

Sobre o comunicado

Ainda não havia aqui dado a minha opinião sobre o comunicado emitido pela direcção do Benfica após a derrota em Guimarães. Para começar, destaco esta parte da introdução do mesmo, que julgo ser bastante importante: "Nunca defendemos condições de privilégio, o que sempre reclamámos na nossa história foi igualdade de tratamento, isenção no momento de tomar decisões e verdade. São estes princípios que garantem a credibilidade em qualquer sector de actividade, seja na política, na economia ou no desporto. São estes princípios que, infelizmente, têm faltado ao campeonato de futebol profissional da primeira Liga nestas primeiras quatro jornadas. (...) No nosso mandato não vamos montar uma estrutura organizada à margem da lei, nem um modelo de violência e intimidação de agentes desportivos ou jornalistas. Essa não é a nossa postura, nem a nossa forma de agir. Ganhar dessa forma é apenas alimentar uma mentira."

Após esta entrada, que apoio a 100%, chegam as medidas decididas pela direcção.

"a) Reafirmar a total confiança do Clube nos seus atletas e na sua equipa técnica, e a garantia de que ninguém vai desistir dos objectivos propostos no inicio da presente temporada. Resistir é próprio dos que nesta casa se bateram e continuarão a bater pela verdade no futebol português."

Concordo plenamente. Apoiar a equipa e o treinador (que tanto nos deram no ano passado) é o nosso dever até ao fim.

"O futebol não é viável sem verdade e sem acções. O senhor Vítor Pereira deve pronunciar-se sobre o que se passou, sobre o que pensa fazer para o futuro e sobre o entendimento que tem – na forma e no tempo - sobre a homenagem promovida no dia 5 de Setembro, pela Associação de Futebol do Porto, ao senhor Olegário Benquerença.
Citando o Presidente da UEFA, Michel Platini “os árbitros incompetentes devem ser varridos do futebol”. Pela nossa parte, acabou a tolerância com árbitros incompetentes ou habilidosos.
Cada um deve assumir as suas responsabilidades e o senhor Vítor Pereira tem a obrigação de garantir condições de igualdade nos critérios e na acção dos árbitros a todos os clubes em Portugal. Algo que até aqui não aconteceu."

Todos sabemos que, a falar, o Vítor Pereira iria dizer as mesmas tretas do costume, que os árbitros são humanos e erram e tal. Daqui nada de novo surgiria.

"b) Compreendemos e associamo-nos ao movimento de indignação que desde sexta-feira varre o país. Face à adulteração da verdade desportiva, queremos pedir aos sócios e adeptos do Benfica que continuem a apoiar, de forma inequívoca e sem reservas, a equipa nos jogos que o Benfica realiza no Estádio da Luz, mas que se abstenham de se deslocar aos jogos fora de casa.
A equipa já sabe que vai ter de lutar contra muitas adversidades, algumas previstas, outras totalmente imprevistas - já o sentiu neste início de época - e vai conseguir superá-las, mas os sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica não devem continuar a ser lesados económica e emocionalmente.
A nossa ausência será o melhor indicador da nossa indignação."

Apoio incondicionalmente. Se todos os adeptos do Benfica deixarem de ir aos jogos fora de casa, todos os clubes irão sofrer com isso (aliás, muitos houve a pedir para o Benfica repensar essa medida, o que diz bem da sua percepção de que nada de bom viria se isso acontecesse) e irão perceber que não têm nada a ganhar em maltratar o Benfica. O que se pede aqui é imparcialidade e isenção, algo que não acontece com muitos dos clubes nesta Liga. Muitos (como todos sabemos) estão aliados a um único clube, o que faz com que desprezem profundamente o Benfica. Se deixassem de receber o dinheiro que recebem quando o Benfica lá vai (sim, porque todos sabemos que todos os clubes da I Liga têm a maior receita - de longe - quando recebem o Benfica), talvez abrissem os olhos.

"c) Solicitar ao Presidente do Sport Lisboa e Benfica a suspensão imediata de quaisquer negociações relativas aos direitos televisivos relativos aos jogos da sua equipa profissional a partir da época 2012/13 que possam estar a decorrer com a Olivedesportos. Mais, foi igualmente solicitada uma avaliação no sentido de apurar a possibilidade do Clube passar a gerir de forma autónoma os seus direitos audiovisuais.
Não podemos continuar a tolerar que a falta de seriedade dentro de campo tenha a cumplicidade daqueles que, tendo os nossos direitos televisivos, não revelam isenção na análise e camuflam os erros daqueles que sistematicamente nos prejudicam."

300% de acordo. Chega de sermos gozados pelo Oliveirinha enquanto este enche os seus bolsos e festeja as vitórias com o presidente do Porto (embora também seja amigo do nosso presidente, e essa parte era perfeitamente dispensável, mas enfim, é o presidente que temos...).

"d) Equacionar, em face do desgaste e da falta de garantias de isenção na arbitragem agora evidenciadas, a participação na presente edição da Taça da Liga."

Com esta não concordo minimamente. O Benfica deve disputar todas as competições oficiais que existem. Como clube grande e vitorioso que é (além do facto de ser o clube com mais Taças da Liga), a sua obrigação é jogar para ganhar em todos os troféus que disputa. Para este ponto não contem nunca comigo.

"e) Solicitar à comunicação social que, fazendo o seu trabalho, denuncie quem adultera as regras. Que investigue as notas que alguns observadores têm atribuído a algumas actuações de árbitros. Que compare aquilo que sucedeu no campo com a nota posteriormente atribuída."

Todos sabemos que isto nunca vai acontecer, porque seria sempre um exercício meramente especulativo (a não ser que um jornalista de investigação conseguisse juntar provas concretas de falsificação de relatórios, e mesmo assim todos sabemos que por uma razão ou outra essas provas não iriam ser aceites em tribunal - o costume...).

"f) Solicitar ao Senhor Ministro da Administração Interna uma audiência para debater a violência de que a equipa do Benfica tem sido alvo cada vez que se desloca ao Porto. Não queremos confundir as gentes do Porto – que seguramente não se revêem neste tipo de comportamento – com um grupo de delinquentes que organizada e reiteradamente e de forma impune têm vandalizado o autocarro do Benfica e atentado contra a integridade física dos seus atletas."

Concordo plenamente, mas aqui também acho que a direcção encarnada deveria fazer algo para também prevenir o inverso, porque os No Name Boys não são nenhuns santinhos e também maltratam adeptos de outros clubes quando eles visitam a Luz. É pena e enoja-me que isso aconteça, mas a verdade é que acontece.

"g) Declarar o Secretário de Estado ‘persona non grata’ pelo trabalho que prestou ao futebol português. Abandonou a anterior Direcção da Liga no seu combate pela credibilização do futebol português, alheou-se – por completo – do processo “apito Dourado”. É, ainda, o responsável por nada fazer para aplicar a lei, pelo que a arbitragem e a Comissão Disciplinar continuam na Liga, quando já deviam estar na Federação Portuguesa de Futebol desde 1 de Julho.
Para além de tudo isto, lamentar as declarações desrespeitosas que o Secretário de Estado teve para com o Sport Lisboa e Benfica e que branqueiam o comportamento daqueles que adulteram a verdade desportiva."

Não me lembro de declarações desrespeitosas do Laurentino Dias para com o Benfica, mas revejo-me a 100% na primeira parte deste ponto. Além de ter interferido de forma absolutamente ridícula no caso Nuno Assis, pedindo pronta e lestamente um castigo ao jogador (que em toda a sua carreira foi um exemplo de profissionalismo e obviamente nunca esteve dopado, tendo perdido um ano da sua carreira com essa "brincadeira"), esse senhor não foi capaz de abrir a boca uma única vez para condenar os casos de corrupção no futebol português, razão pela qual deve ser tido como presona non grata não só pelo Benfica como por todas as instituições de bem do nosso futebol e até do país. Mas não é só ele que merece esse estatuto. Se a direcção do Benfica tivesse mais coragem, muitos outros seriam postos de parte. O problema está no nosso "líder", que se dá demasiado com gente que interessa muito pouco. Mas enfim...

4 comentários:

João Magalhães disse...

Só vou deixar duas notas breves.

1º - Desistir da taça da liga daria 5 anos de suspensão de todas as competições organizadas pela liga ou federação, logo, não estou a ver o benfica desistir.

2º - Parabéns Sloml. Agrada-me ver k não considera so um grupo de delinquentes do porto o mal da violência, e ao contrário de alguns, tb olha para aquilo k se passa no seu clube.

sloml disse...

1 - Nem que não desse qualquer ano de suspensão, acho essa uma medida ridícula e espero que não vá para a frente.

2 - Eu sei muito bem o que a casa gasta, não tento tapar o sol com a peneira. Embora considere os Super-dragões a claque mais violenta, sei muito bem que os No Name não são nenhuns anjinhos, tal como não o são a Juve Leo.

Bimbosfera disse...

Boas. Sobre os primeiros pontos nada a dizer. Sobre a Taça da Liga, falámos no ano/época passada, se a jogarmos é para tentar vencer. Agora, se for para, como as idas fora, fazer pressão para que sintam que o Benfica está a ser mal-tratado, lá nisso estou com a Direcção.
Sobre o ponto «e», creio que será mais dizer que a nota, de acordo com aqueles critérios, deveria ter sido outra. Se há rubricas nos jornais a avaliar a nota, fazer uma notícia no jornal, a confrontar o que ele teve com o que merecia. É apontar o dedo. Fazer pressão no observador, para também ele se sentir observado. Não é investigar se está corrompido ou não, parece-me.
Sobre o ponto «f», No Name, claques em geral, consta que tudo correu, até ao jogo, pelo menos, em ordem. Seja como for. Se o Benfica for punido pelo mesmo, do mal o menos, conquanto que os outros também sejam pelo que fazem, ou seja, que se faça justiça, mesmo que seja também contra nós. Mas sim, No Name em ordem, sem dúvida.
De resto, concordo contigo e só te desejo votos que... não te queimes, ehehehhe!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Jotas disse...

Caro Sloml, no essencial concordo contigo, principalmente no que às claques diz respeito.
A minha discórdia passa pela não participação numa competição,não pelo receio de castigos, pese embora estes devam ser ponderados, mas porque julgo que a nossa indignação deve ser mostrada em campo e é lá que temos de mostrar a nossa razão,