segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O nosso plantel VIII - Sidnei

E eis que, depois dos guarda-redes (escrutinados aqui, aqui e aqui), dos laterais-direitos (aqui e aqui), e dos dois defesas-centrais titulares desta época (aqui e aqui), chega-nos o terceiro central: Sidnei.


Sidnei chegou à Luz no início da época passada, vindo do Internacional de Porto Alegre, para suprir as saídas de Edcarlos e Zoro e fazer parte do quarteto de centrais com Luisão, David Luiz e Miguel Vítor. Descrito como um defesa-central com grande qualidade e muitíssima margem de progressão (tinha apenas 19 anos), custou ao Benfica, no total (porque o negócio foi feito em duas tranches) 7 milhões de euros (uma das contratações mais caras de sempre do clube). Na sua primeira época de águia ao peito, os números não foram nada maus: Sidnei participou em 24 dos 30 jogos do campeonato e marcou 3 golos (dois deles seguidos, e que valeram vitórias - Vitória de Guimarães e Estrela da Amadora; o outro foi o 2-0 ao Sporting, na Luz), tendo ainda conquistado a taça da Liga (onde também marcou um golo, ao Olhanense). Uma época em que beneficiou do desvio de David Luiz para a esquerda e de algumas lesões de Luisão para se afirmar de encarnado, prometendo muito para a temporada seguinte.


O problema é que a temporada seguinte não tem corrido de feição ao jovem central brasileiro. Aliado à consistência da dupla titular, Luisão-David Luiz, o brasileiro tem tido várias lesões que vão prejudicando também o seu desempenho nos treinos. Ao todo, esta época, Sidnei fez apenas 6 jogos (2 no campeonato, 2 na Liga Europa e 2 na Taça de Portugal), o que demonstra bem como o central não tem sido opção para Jorge Jesus, apesar de nunca ter estado mal, em nenhuma dessas exibições. O problema não é esse, porque qualidade ele tem, e muita. Há outra razão para isto acontecer. Sidnei, à partida para esta época, era visto como o 3º central, primeiro na linha de sucessão à dupla Luisão-David Luiz. Contudo, ao que parece, o jogador tem um grande problema nesta profissão: é preguiçoso, mandrião e não gosta de se esforçar muito, além de ser adepto de fartas refeições (o que faz com que esteja sempre com mais peso do que devia, ainda por cima tendo estado muito tempo a recuperar de lesões). E, como todos sabemos, JJ não é o tipo de treinador que embarque nisto. E Sidnei, com o tempo, acabou por perder até o estatuto de 3º central para Miguel Vítor. Neste momento, até Roderick tem mais credibilidade para o técnico encarnado que o brasileiro. Vamos ver se a situação muda, para bem do Benfica e do jogador.


Sidnei tem muita qualidade. A época passada chegou a fazer jogos que deixaram a água na boca a todos os adeptos de bom futebol. O problema é que não é um jogador muito ambicioso, é muito mais do tipo deixar andar. Só que esta postura não se coaduna com a de um profissional de futebol, e muito menos um que trabalhe com Jorge Jesus, que, como todos sabemos, exige sempre os limites aos seus jogadores. Ora, num cenário destes, Sidnei não tem grandes hipóteses de ter sucesso, a não ser que mude a sua maneira de ver o jogo e até a sua carreira. É ainda um miúdo (20 anos), e continua a ser visto, até internacionalmente, como um muito promissor defesa central a nível mundial. Para que tal se torne verdade, Sidnei vai ter de mudar a sua atitude. Se isso acontecer, se começar a trabalhar nos limites, se começar a controlar melhor a sua alimentação e o seu peso, poderemos ter aqui um caso sério do futebol mundial. Se continuar como até aqui, o seu futuro no Benfica não será famoso, pois JJ já não o tem em grande conta. Todos esperamos que aconteçam as primeiras premissas, e não as segundas.

Qual a opinião dos leitores sobre Sidnei?

8 comentários:

Viriato de Viseu disse...

Opinião sobre este assunto?
Nenhuma!!!

Já disseste tudo.

Bimbosfera disse...

Boas Sloml e Viriato.

Eu cá tenho uma opinião. Para mim passa um bocado ao lado de ele ser mandrião ou não. Vamos ver se a consigo explicar.
O jovem Sidnei é um belíssimo jogador atendendo à relação idade/qualidade.
Tem 20 anos, tem à frente dele 2 belíssimos centrais, Luisão e David Luiz. Passou imenso tempo lesionado. Aliás, saiu da lesão agora. A questão foi abordada n'O Jogo, aqui há tempos, do que li, com entrevistas a anteriores treinadores. E do que li entendi isto, ele é bom jogador e aplicado nos treinos, não dá é essa sensação, o que é diferente.
Se come muito, bem, quanto a isso não sei. Admito que para Jesus não passe essa sensação, de se dedicar ao jogo e ao treino, mas do que li também, é que os anteriores treinadores o davam como mentalmente muito forte em situação de jogo, logo, a meu ver, a situação de treino não será muito diferente, digo eu.
Ou seja, há que vender e falar do Benfica, bem ou mal, vende, correcto?

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- Não estou a dizer que estás a vender, tu, por falar do Benfica, estou a dizer que os jornais em geral (se calhar é degeneração profissional, ehehhe) o aproveitam para vender, falar do Benfica. Acho inclusivé que saberás disso melhor do que eu! Abraço.

sloml disse...

Márcio, por saber do que se passa é que digo o que digo neste post. Essa peça até foi feita a meias entre eu e um colega meu, e o que o Pako Ayestaran nos disse foi isto mesmo: Sidnei tem grande qualidade e um grande futuro à sua frente... desde que se esforce. Porque ele não se esforça minimamente, principalmente nos treinos. E os meus colegas que acompanhavam os treinos do Benfica a época passada dizem-me a mesma coisa, e conhecimentos que tenho que são comuns a JJ dizem-me igualmente a mesma coisa. É pena, mas é a verdade.

Bimbosfera disse...

Então em que ficamos? Eu mencionei O Jogo por motivos óbvios. Agora, do que tinha percebido lá é que o jogador é mais do que isso, mas, assim, com conhecimento de causa, terei que dar a mão à palmatória.
As minhas desculpas, então!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

sloml disse...

A peça dizia basicamente isso, mas de forma bem mais soft. Não era suposto estarmos a queimar o rapaz, mas o Pako disse-nos isso de forma bem mais veemente do que depois escrevemos. Por vezes não se pode escrever tudo o que se sabe nem da forma que se sabe. Temos de ser mais contidos. Mas o essencial da questão estava lá: o Pako disse mesmo que, se ele se aplicasse mais, seria muito melhor jogador.

Bimbosfera disse...

Tenho que lançar a pergunta, mas se calhar não é aqui que deve ser discutida...
Do que percebi na peça, ainda não há muitos meses, foi ouvido outro ou outros treinadores anteriores dele, do Brasil, e não deixavam essa ideia, ou seja, que ele era mais do que a imagem que passava.
Depois há o factor cor do jornal, que continua a não ser para discutir aqui, mas que, assim sendo, porque não fazer uma notícia mais incisiva? Falar por falar, ou seja, só para falar do jogador, que se fale a doer, para ver se acorda, e sendo o jornal azul, certo, apesar de profissionais de outras cores, porquê de repente essa «calmia» a dar uma notícia assim dessa forma?
Se calhar não é para ser discutido aqui. Se quiseres responder por mail, força, se não, aceito à mesma.
Não é uma crítica a ti, atenção, pelo contrário, mas há coisas, naturalmente, que não compreendo...

Abraço

Márcio Guerra

P.s.- Se quiseres depois apagar este comentário, estás à vontade, a falar a sério! Abraço.

sloml disse...

Márcio, isso dos treinadores brasileiros já não terá sido na mesma peça, então, porque nessa nós só falámos com o Pako.

Quanto à tua questão da cor do jornal, é pertinente mas a questão é que cada secção funciona de forma independente, o que significa que, na secção Benfica, tenta dar-se as notícias de forma mais rigorosa possível, mas, regra geral, nunca se deitam jogadores valiosos de um plantel abaixo. Normalmente, e vocês hão-de reparar nisso com olhos de ver, só se fazem peças a criticar com muita veemência um jogador quando ele está de saída de um clube. Até lá, enquanto ele estiver de pedra e cal, e salvo raras excepções, volto a sublinhar, não costumam ver peças a bater demasiado em nenhum jogador. Aí, a cor do jornal não tem nada a ver, pelo menos neste.

Abraço

Bimbosfera disse...

Sim senhor, caro Sloml, ficamos falados!

Abraço ;)

Márcio Guerra

P.s.- É bom saber isso que disseste, ainda bem que é assim!