sexta-feira, 12 de março de 2010

Benfica 1 - 1 Marselha - Oitavos-de-final Liga Europa 09/10

Um mau resultado, mas de acordo com a exibição. É isto que se pode dizer perante a exibição que o Benfica realizou ontem, contra o Marselha, num jogo em que tinha obrigação de ter corrido e pressionado bem mais. O jogo foi muito dividido, o Marselha teve algumas oportunidades de golo claras, o Benfica também. Chegámos ao golo numa altura em que tal já não parecia possível, e sofremos um golo ao cair do pano. Tudo de acordo com o desenrolar do encontro. Ontem não gostei da exibição. Mas compreendo-a, em certo ponto. Apesar de termos jogado com a equipa-tipo da época, esta não é a equipa-tipo actual, pois Aimar, Ramires e César Peixoto não têm sido titulares nos últimos tempos. E quase que aposto que também não o serão na Choupana. Por isso é que o foram ontem.


Como já disse acima, não gostei da exibição do Benfica. Entrámos apáticos no jogo, pressionando pouco e deixando o Marselha mandar. Os franceses conseguiram assim dominar as operações a meio-campo e falharam pelo menos 2 golos certos, por Lucho e Brandão. Aos poucos, os encarnados lá conseguiram equilibrar a partida e, a espaços, dominar. Fomos criando oportunidades, o futebol começou a sair melhor, mas o golo continuava a faltar (numa noite particularmente desinspirada de Cardozo). Até que, aos 76 minutos, Mandanda, que estava a fazer uma boa exibição, resolveu borrar a pintura e largar uma bola que parecia segura. Maxi Pereira (que estava ele a fazer na pequena área?), qual ponta-de-lança, não se fez rogado e apontou o golo encarnado. O estádio da Luz foi ao delírio.


O que já ninguém pensava é que a vitória ia fugir ao Benfica. Mas fugiu. Em cima dos 90 minutos, ninguém foi marcar Bonnart, que teve todo o tempo do mundo para cruzar para dentro da área encarnada, onde saltaram 3 jogadores do Marselha e um deles, Ben Arfa, acabou por fazer um cabeceamento perfeito, sem hipóteses para Júlio César, deixando assim o Benfica com muitas dificuldades para o 2º jogo. No Marselha, o melhor em campo, apesar de não ser, obviamente, o melhor jogador da equipa, foi Bonnart, lateral-direito que poucas vezes se deixou impressionar por Di María e que depois ainda lá foi à frente cruzar certeiro para o golo do Marselha, numa exibição sem mácula.

Apesar do mau resultado, ainda está tudo em aberto para a segunda mão. E, como disse Jorge Jesus no final do encontro, o Benfica marca golos em qualquer campo, portanto esperemos que se cumpram as palavras do nosso técnico e que os jogadores consigam mesmo dar-nos a alegria de passar aos quartos-de-final, eliminando este Marselha que é a melhor equipa que o Benfica defrontou em toda a época, mas que, ainda assim, está perfeitamente ao nosso alcance, desde que sejamos capazes de dar o litro e colocar em campo o que sabemos que os nossos jogadores sabem fazer. Espero sinceramente que os nomes de Benfica e Sporting estejam no próximo sorteio da Liga Europa e, embora seja sonhar muito, que as duas equipas se encontrem na final. Era muito bonito. Para já, a nossa próxima missão será a Choupana, que trará as complicações que todos conhecem, e vai ser uma verdadeira prova de fogo. Mas que será ultrapassada, para que, de cabeça limpa, os nossos jogadores possam, depois de domingo, concentrar-se unicamente em ganhar em Marselha. Rumo ao 32º (e à 1ª Liga Europa), eu acredito!

Os golos do jogo, aqui:



7 comentários:

Manuel Oliveira disse...

SLOML, não acho que a exibição tenha sido tão má, o problema foi que o Marselha tem boa equipa e estudou o Benfica pressionando alto. Os muitos passe errados é que foi mau. Não precisavam de querer correr mais que a bola!
Mas, a esperança continua.
Abraço.

Bimbosfera disse...

Boas, Sloml!
Não concordo com a crónica, pelo menos parte. Acho que entrámos como conseguimos, e ontem, sinceramente, apáticos não é, para mim, a palavra que define a equipa. Podem ser criticados de maus passes, e permitir superioridade do Marselha no meio-campo, mas não apáticos.
Golos certos dos franceses? Bem, duvido, particularmente no do Brandão. Esteve sempre controlado, pé direito dele, e o guarda-redes estava colocado. Nesse ponto, até esse momento, se bem que não efectivo, o controlo, pois não o tínhamos, tivemos também boas oportunidades. Cardozo a mandar a bola para o 3º anel, ou pelo menos para o topo do topo norte, creio, e marcando cedo as coisas poderiam ter sido diferentes, como é óbvio.
A do Lucho, sim, foi muito perigosa mesmo, mas tivemos situações semelhantes ao longo do jogo. Sloml, ser imparcial não tem que ser «pró-adversário». E não estou a ser «pró-Benfica», mas creio que é óbvio que não foi assim tão superior qualquer vantagem dos «avecs».
Concordo que foi um mau resultado. Mau, mas, esperamos, e eu apostava em 3-1, se bem que 1-0 não era mau de todo, 1-1 implica jogar com atitude todo o jogo lá, também, para o caso de quererem passar! Golos em qualquer campo, bem, nem sempre, particularmente nas competições europeias, AEK, creio, e Braga, interno, e mesmo em casa, Guimarães, Taça de Portugal, por exemplo, por isso, é bom, para estimular a confiança, mas não convém supor só e só que será chegar lá e marcar. Será, sem dúvida, o maior carácter aos jogadores o ano todo, quer passemos ou não, com mão «à Vata» ou sem mão, e que lindo que seria um golo com a mão lá de novo, ehehhe, pese embora o «fair-play», pois gosto de ganhar limpo. Espero que superem este teste, para serem reconhecidos, por todos, como uma equipa com carácter.

Entretanto, espero não ter ofendido em qualquer coisa, Sloml, apenas a minha opinião, que em certos pontos é diferente da tua!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Jotas disse...

Caro Sloml, O Benfica jogou mal? Não, acho que não, o que houve sim, foi também um grande Marselha na Luz e embora custe muito sofrer um golo no minuto 90, a verdade é que apesar do empate ter sido obtido no seu pior período, atendendo ao que foi o jogo, esse golo acabou por dar justiça ao marcador.
Portanto, assistiu-se sim a um jogaço na Luz e tal como são as equipas, em Marselha, o jogo não deverá ser muito diferente e embora complicado, julgo que o Benfica também tem capacidade para ir a França e ganhar, vamos ver.
Acho que perante tanta sinfonia de bom futebol com que esta equipa nos tem brindado ao longo da época, merece a nossa confiança e o nosso apoio.
Um grande abraço.

sloml disse...

Pessoal, eu não queria dar a ideia de que achei a exibição do Benfica má. Achei, sim, que não estivemos ao nosso melhor nível, que podíamos ter dado mais. Mas pronto, isso é a minha faceta de adepto que defende com toda a força a equipa dos ataques exteriores e depois quando não ganhamos fico doente eheheheh, e acabo por achar sempre que podíamos dar mais. Mas a verdade é que poderíamos mesmo ter conseguido um melhor resultado, caso tivesse havido mais concentração e tivéssemos jogado nos limites. Mas compreendo que a equipa não pudesse dar o tudo por tudo devido ao jogo da Choupana, claro. Agora temos de ganhar na Madeira e depois ganhar em França, só que logo depois é a final da Taça da Liga. Bem, espero que o JJ consiga fazer a rotação que entender, desde que consigamos vencer em todas as frentes. Se não der para continuar na Europa, paciência, venha o campeonato e a Taça da Liga.

Abraço a todos

Bimbosfera disse...

Efectivamente é verdade, campeonato primeiro, teremos que nos contentar com isso, e tentar mais um brilharete para o ano na Champions...
Ao que vejo desta equipa, sinceramente, podemos perder um jogo, como é óbvio, e ser eliminados, mas não me parece é que seja cá com goleadas, como certas pessoas...
Parece-me! O pior que sofremos este ano foram 2 sem resposta do Braga, empate a 2 com o Olhanense, «à Porto», com a pequena diferença de ter havido marosca do apitador de serviço, tão só... E 2 do Ajax e Sion na pré-época... Sim senhor! Não se joga sempre bem, é certo, mas joga-se!

Abraço

Márcio Guerra

Vanessa Fernades disse...

ja agora venha tb a taça de portugal.
Ups essa ja foi...

sloml disse...

Vanessa, não sei de que clube és tu, mas sejas de qual fores, acho que tens muito que falar, sim senhor: Porto: já foi a Champions, já foi o campeonato. Sporting: já foi o campeonato, já foi a Taça de Portugal, já foi a Taça da Liga. Braga: já foi a Liga Europa, já foi a Taça de Portugal, já foi a Taça da Liga. Então? O Benfica ainda só ficou fora da Taça de Portugal... Ups...