quarta-feira, 3 de março de 2010

O nosso plantel X - Roderick Miranda

E eis que, depois de já termos analisado Quim, Moreira, Júlio César, Maxi Pereira, Luís Filipe, Luisão, David Luiz, Sidnei e Miguel Vítor, chega a vez do jovem Roderick Miranda.


Roderick é o joker deste plantel. Apesar de ser ainda júnior (tem apenas 18 anos), o jovem central foi chamado por Jorge Jesus a fazer a pré-época com o plantel principal. E, beneficiando de lesões e de férias prolongadas dos habituais titulares, Roderick até foi titular em muitos dos jogos iniciais da pré-temporada, fazendo dupla com Miguel Vítor. Com o regresso dos mais conceituados, o miúdo acabou por perder, como é normal, o lugar, mas as suas exibições deixaram água na boca para o futuro.


E a verdade é que a aposta em Roderick por parte de JJ não se ficou pela pré-temporada. O central, produto das nossas escolas, continua a jogar pelos juniores ao fim-de-semana, mas os treinos, esses fá-los com a equipa principal, num claro sinal de que terá futuro ao lado dos principais jogadores do universo benfiquista. Não contente com pô-lo apenas a treinar com os grandes, Jorge Jesus entendeu por bem começar a chamá-lo para alguns jogos. Resultado final: Roderick já se estreou na Liga Europa (em casa, contra o AEK), e na Taça da Liga (em Guimarães). Nos 2 jogos foi titular, nos 2 jogos jogou os 90 minutos, e nos 2 jogos foi imperial, apesar da inexperiência (que nem parece existir quando o vemos a jogar) e juventude. E só não se estreou para o campeonato porque JJ teve medo de o colocar em campo mais cedo e, quando o ia fazer, nos descontos do jogo em Vila do Conde, o árbitro deu por terminada a partida. Ainda assim, acredito que o miúdo terá a sua oportunidade de ser campeão até ao final desta temporada. JJ saberá premiá-lo condignamente (e, se tudo correr bem, juntará esse aos troféus da Taça da Liga e da... Liga Europa).


Eu gosto muito de ver jogar Roderick, digo-o já sem rodeios. Já tinha visto vídeos de jogos seus nos juniores na época passada, e fiquei fascinado com o que vi dele na pré-época. Um jogador seguro, tranquilo, autoritário no centro da defesa (ao lado de Miguel Vítor, parecia Roderick o patrão), a aparentar muita calma e experiência, fazia mesmo lembrar, como tanta gente afirmou, o grande Mozer. Depois seguiu o percurso natural e voltou a jogar nos juniores, e num desses jogos eu fui um dos presentes no Seixal: o Benfica-Sporting. E, apesar de termos sofrido 2 golos, a minha opinião sobre Roderick não mudou. É um verdadeiro craque e está claramente acima de todos os outros miúdos da sua idade. Mesmo de Nélson Oliveira. Pelo meio, um jogo menos conseguido, nos Açores, frente ao Santa Clara. Aí vi um Roderick sobranceiro, arrogante e displicente, que chegou a perder bolas para os avançados do Santa Clara quando era o último defesa. Não gostei minimamente dessa exibição. No entanto, penso que nem o próprio terá gostado, e muito menos o JJ. Depois, já jogou, como referido acima, contra o AEK e o Vitória de Guimarães, e muito bem. Vê-se claramente que pode ter um grande, grande futuro nesta equipa. Assim tenha oportunidades. Provavelmente, ou na próxima época ou na posterior, vai ser emprestado, para não estagnar, mas é um verdadeiro diamante que nós temos aqui. E quem melhor para o lapidar do que o génio de Jorge Jesus?

Têm a palavra os leitores.

3 comentários:

dezazucr disse...

também gosto muito do puto... joga de cabeça levantada...

Manuel Oliveira disse...

SLOML, nunca o vi jogar ao vivo mas pelo pouco que vi e sobretudo pelo que li, parece-me que tem de facto grande futuro. Talvez seja o substituto de David Luiz.
Abraço.

JNF disse...

Se tiver juízo e alguém que perceba do assunto, pode tornar-se um grande jogador.