quarta-feira, 3 de março de 2010

Como a memória deles é tão curta...



Estranha falha de memória

Ricardo Costa, o presidente da comissão disciplinar(CD) da Liga, tem estado permanentemente debaixo de fogo e pior ficou com o famigerado caso do "Túnel da Luz".
A onda de contestação tem chegado, sobretudo, do Dragão e de fazedores de opinião mais próximos do FC Porto.
Entre outras criticas imputadas a Ricardo Costa no processo de Hulk e Sapunaru por agressões a um Steward(quatro e seis meses de respetivamente), reclama-se do tempo que correu entre os factos e a decisão. Esse Benfica-Porto jogou-se a 20 de Dezembro, o presidente da CD comunicou a 19 de Fevereiro. Passaram praticamente dois meses.
Ora, num Estrela da Amadora-FC Porto realizado a 28 de Fevereiro de 1997, Fernando Mendes agrediu um bombeiro de serviço no Estádio José Gomes.
A agressão do defesa dos dragões ficou provada e a Liga puniu o jogador com três meses de suspensão e 310 mil escudos de multa ao abrigo da mesma norma pela qual este ano foram sancionados Hulk e Sapunaru(art. 115º do Regulamento Disciplinar).
A questão é que, no caso de Fernando Mendes, a CD decidiu a...3 de Abril de 1998: 13 meses depois. A recuperação deste episódio será, por si só, o maior elogio que é possível fazer ao desempenho de Ricardo Costa.
Mais: um processo que demorou 13 meses a concluir resultou, então, num acórdão com sete páginas, contra as cento e vinte e duas no caso mais recente, tratado-relembre-se-em menos de dois meses e com férias natalícias no meio.
Por fim: o bombeiro da Amadora (Joaquim Grilo) foi considerado "interveniente do jogo com direito a acesso e permanência no recinto desportivo" e o tal artigo-115.º-que serviu para castigar Fernando Mendes nasceu num tempo em que o presidente da comissão Executiva da Liga era o José Guilherme de Aguiar.
E como pode agora um Steward (que, por força da lei, passou a ser obrigatório nos estádios) ser visto de forma diferente?

Por Nuno Farinha, in Record

3 comentários:

Vermelhusco disse...

Hipocrisia de pessoas que se preocupam mais em defender os seus clubes do que pugnar pela imparcialidade quando as suas funcoes assim o exigiam.

Doi-me pensar que o Guilherme Aguiar ja foi Presidente da Liga.

JoZé disse...

Já que se falou em hipocrisia desse senhor:

http://exiladonomundo.blogspot.com/2010/02/nao-entendo-que-haja-pessoas-que-nao.html

sloml disse...

Vermelhusco, se até o próprio Pinto da Costa já foi presidente da Liga, qual pode ser o espanto? A verdade é que muita gente só está a conhecer este senhor agora, por causa do Dia Seguinte, mas eu lembro-me perfeitamente dele e das suas trapaças há mais de 15 anos, quando andava nas lides da Liga. E já era tão asqueroso como agora...

Então e essa do Cadorin, que me tens a dizer? O D'Onofrio é um criminoso, já esteve preso por tráfico de droga e corrupção, e chegou a desempenhar cargos bem altos... no Porto, claro está. Daquela vez tentou subornar o jogador do Portimonense, mas lixou-se, que ele recusou e ainda marcou o golo da vitória...