quinta-feira, 18 de março de 2010

O Benfica na Europa - Taça UEFA 1982/83

Respondendo ao repto lançado neste post do Coluna d'Águias Gloriosas, inauguro hoje uma nova rubrica no Gloriosa Chama Imensa, destinada a recordar os melhores e mais grandiosos (e os piores também, que neste blog não se pretende apagar nenhum momento da história do Benfica) momentos do Benfica na Europa. E como hoje temos uma "finalíssima" para ser ganha em Marselha, em jogo a contar para a Liga Europa, vamos relembrar a melhor campanha de sempre do Benfica na antecessora da Liga Europa, a Taça UEFA. Uma competição que o Benfica nunca venceu, mas onde chegou por uma vez à final. Foi na época de 1982/83. E a vitória fugiu por apenas um golo...



(clicar nas imagens para se verem melhor)

Apesar de sermos presença assídua na Taça dos Campeões Europeus (nas décadas de 60 e 70 falhámos muito poucas edições), na época de 82/83 tivemos de ir à Taça UEFA, devido a termos terminado a temporada anterior em 2º lugar, a 2 pontos do Sporting. A primeira eliminatória foi contra o Bétis de Sevilha. Na Luz, vencemos por 2-1, com golos de Nené e Padinha. Em Sevilha, o resultado foi o mesmo, mas, segundo consta, a equipa só acordou depois de um valente puxão de orelhas de Eriksson (o treinador de então) aos jogadores (como podem ver neste post do blog Malta da Tropa que Curte Bola, entretanto já inactivo, e neste do Memórias Encarnadas, um blog muito bom que descobri ao fazer a pesquisa para este post mas que infelizmente também me parece estar inactivo), onde dizia, entre outras coisas, que tinham de jogar fora da mesma forma que jogavam em casa, ainda por cima sendo superiores ao adversário e tendo a necessidade de marcar para virar a eliminatória a seu favor. O discurso de Eriksson acabou por dar frutos: o Benfica virou o resultado na segunda parte, com golos de Carlos Manuel e Nené, mais uma vez.
Como não consegui encontrar qualquer vídeo com os golos destes jogos na net, coloco estas imagens que retirei, tal como as de cima do plantel dessa época, do Memórias Encarnadas, referentes aos dois golos encarnados no jogo da 2ª mão, em Sevilha:





Na eliminatória seguinte, calhou-nos em sorte o Lokeren, da Bélgica, que apesar de pouco sonante, apresentava um ataque temível, composto pelo polaco Lato e pelo dinamarquês Elkjaer-Larsen. Ainda assim, os belgas acabaram por ser despachados de forma mais simples. 2-0 na Luz (Nené e Pietra) e 2-1 na Bélgica, com um bis de Filipovic. Desta eliminatória, não consegui encontrar nem fotos, nem vídeos, infelizmente.

Nos oitavos-de-final, defrontámos o Zurique, da Suíça. À partida, não parecia tarefa árdua. E não foi. Depois de um empate a uma bola em terras helvéticas (golo de Filipovic), despachámos os suíços na Luz com um concludente 4-0, com um golo de Filipovic, outro de Diamantino e 2 de Nené. Também não vi nada de imagens e vídeos deste jogo na net.

E eis que, chegados aos quartos-de-final, nos saiu a pêra mais amarga que poderia ter saído: a toda-poderosa Roma, com jogadores como Tancredi, Vierchwood, Prohaska, Carlo Ancelotti, Falcão, Bruno Conti, Pruzzo, Di Bartolomei e Gianinni. Ainda assim, os nossos jogadores, comandados por um treinador jovem e ambicioso (e que havia ganho a mesma competição na época anterior, no Gotemburgo), não se amedrontaram e conseguiram um feito heróico, ao vencer em Roma por 2-1, com mais um bis de Filipovic. Em casa, um empate a uma bola (com novo golo de Filipovic...) carimbou a passagem às meias-finais da prova, deixando para trás uma equipa recheada de estrelas e que haveria de vencer o campeonato italiano nessa época.

Os golos do Benfica nos dois jogos, aqui neste vídeo feito pelo SLB do blog Não Se Mencione o Excremento:



Ultrapassado o papão Roma, apanhámos o Universitatea Craiova, equipa romena que tinha estado nas duas épocas anteriores na Taça dos Campeões Europeus, ou seja, tinha sido campeã da Roménia 2 épocas seguidas, isto numa altura em que o futebol romeno estava em crescendo, o que se viria a confirmar com o título de campeão europeu do Steaua de Bucareste três anos depois e com a chegada da mesma equipa ás meias-finais da mesma prova em 87/88, onde foi eliminada pelo Benfica. O Universitatea Craiova era, portanto, uma equipa a respeitar e um osso duro de roer. Além disso, já havia eliminado a Fiorentina, o Bordéus e o Kaiserslautern. Não iria ser tarefa fácil. E não foi mesmo, como o comprova o empate a 0 no jogo da 1ª mão, na Luz. Na Roménia, o jogo começou mal para nós, com o Bento a oferecer a vantagem aos romenos logo nos primeiros minutos, com um frango após um livre directo. No entanto, logo no início da 2ª parte, Filipovic (quem mais poderia ser?) empatou a partida e colocou o Benfica na final da UEFA pela primeira vez (e única) na sua história.

Os dois golos da partida, neste vídeo, também feito pelo SLB do Não Se Mencione o Excremento:



E assim acabámos por chegar à final, onde voltámos a defrontar uns belgas, no caso o Anderlecht (que, curiosamente, havia eliminado, logo na 2ª fase, o... Porto, com um resultado total de 6-3: depois de ganhar 4-0 na Bélgica, perdeu 3-2 nas Antas), uma equipa onde pontificavam Morten Olsen, na defesa, Vercauteren, no meio-campo, e no ataque o espanhol Lozano, que depois foi para o Real Madrid, e o belga Vandenbergh, que havia sido Bota de Ouro da Europa 3 épocas antes. Na altura a final era jogada a 2 mãos, como se se tratasse de uma eliminatória normal. O Benfica acabou por perder por 1-0 em Bruxelas, num jogo marcado por um falhanço escandaloso de Diamantino que poderia ter mudado muita coisa... Na segunda mão, na Luz, começámos a vencer, com um golo de Shéu, mas poucos minutos depois os belgas empataram, por Lozano, e o Benfica não conseguiu de maneira nenhuma dar a volta ao filme. Acabámos por perder a Taça UEFA em plena Luz, mesmo sem ter perdido o jogo. Ainda assim, restava o consolo de ter voltado à final de uma prova europeia, 15 anos depois da última presença numa final da Taça dos Campeões Europeus. Se tudo correr bem, poderemos continuar a sonhar em repetir uma prova como esta... se possível, com outro desfecho! Que o JJ e os nossos jogadores estejam inspirados hoje!

Os golos dos dois jogos da final, aqui:



O resumo do jogo da 2º mão, aqui:



Só os golos desse jogo, aqui:

3 comentários:

Bimbosfera disse...

Sim senhor, sim senhor!
Bela rubrica, tem a minha «aprovação»!
Estou para ver onde vais desencantar no futuro mais «tesourinhos» destes, mas olha, és jornalista, arranja-te!
Eehehe!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Mantorras disse...

Excelente Post, dá gosto recordar e dá ainda mais gosto continuar a fazer história.

Carrega Benfica rumo à final.
A gloriasa chama imensa encarrega-se de fazer a reportagem.
Mantorras, em,

http://diario-de-um-benfiquista.blogspot.com/

sloml disse...

Lol oh Márcio eu trabalho num jornal, não tenho propriamente acesso a imagens de arquivo das tv's, ehehehe. Se os vídeos estiverem sempre no youtube ainda os vou arranjando, como estes. Se não estiverem... paciência, não há vídeos.

Obrigado, Mantorras. E ainda haverá novas rubricas. Eu gosto muito de recordar coisas antigas, o passado e o presente do clube, tudo misturado, acho que isso é que faz a nossa grandeza, mesmo os momentos maus.

Abraço