sábado, 20 de março de 2010

Vieira e a Sport Tv

Como o prometido é devido, chegou a altura de falar sobre as "pressões" de Luís Filipe Vieira à Sport Tv, como alguém lhe chamou já aqui neste blog.

A minha opinião sobre o assunto, eu já a fui dando a responder aos vossos comentários, mas vou dizer agora tudo de seguida.
Eu acho que ele fez muito bem em mandar essa carta ao Joaquim Oliveira. Acho que, se um qualquer consumidor tem o direito de se queixar e de reclamar quando não está a gostar do produto, ou quando o produto tem defeito, então o presidente de um clube (no caso, o nosso) também terá o direito de reclamar se acha que o canal não está a cumprir com os princípios que deveria cumprir, como a imparcialidade, a honestidade, a transparência. Nós, os bloggers, mas também muito do comum adepto já haviam identificado esses problemas há muito tempo (a parcialidade das realizações, a quantidade enorme de repetições quando os lances são a beneficiar o Benfica, o número reduzidíssimo de repetições quando é a prejudicar-nos e exactamente o inverso nos jogos do Porto; os comentários absolutamente parciais; as linhas de fora de jogo transviadas para colocar os jogadores do Porto em jogo e os nossos fora-de-jogo; e muito mais situações destas). Portanto, acho que a tomada de posição de Luís Filipe Vieira só peca por tardia, pois já devia ter acontecido há mais tempo.

Se acho que era viável e possível o nosso canal transmitir os nossos jogos, pelo menos os caseiros? Não sei, sinceramente, pois economia e finanças não é a minha praia. Mas acho que o canal poderia (deveria?) servir para isso. No entanto, se querem a minha opinião sincera, eu prefiro claramente ver jogos numa tv imparcial e que fale de futebol como deve ser do que ver na Benfica Tv com comentários carregados de fanatismo. Isso chega a roçar o ridículo. Prefiro mesmo ver de forma imparcial, porque gosto de ouvir falar quem sabe. Adeptos a darem a sua opinião e a mostrar o seu amor ao clube, isso é noutros tipos de programas. Na transmissão de jogos, acho que os comentadores, relatadores e realizadores devem ser imparciais. É o mínimo exigível. Se assim fosse sempre, não haveria qualquer tipo de problema.

Respondendo ao anónimo que tentou subverter o que o LFV fez, insinuando que tal seria uma pressão e um atentado à verdade desportiva, bem, a resposta já a dei acima. LFV na carta pede imparcialidade e transparência nas realizações e nos comentários. Não pede que passe a ser tudo apenas em tons de vermelho. Portanto, penso que está respondida a sua questão, anónimo.

Se queriam saber a minha opinião ou posição em relação a qualquer outra questão que envolva este assunto e que eu não tenha abordado aqui, digam-no na caixa de comentários.

6 comentários:

sloml disse...

José,

Obrigado pela opinião. Concordo contigo em relação a haver jogos em que a realização também falha para prejuízo de outras equipas, obviamente, e isso pode acontecer também com o Porto, não digo que não. Mas em relação a esse jogo do Porto com a Académica, se não me engano até deu na RTP e não na Sport Tv. A questão é que vejo esses "erros" acontecerem mais contra o Benfica do que contra outros, é só isso. E até tento ver os jogos dos 3 (e este ano também do Braga) para poder ter a credibilidade de dizer o que estou a dizer. E é isso que vejo.

Cumprimentos

sloml disse...

A minha opinião sobre a carta, já a deixei expressa no post. Acho que foi a coisa mais acertada que LFV podia fazer. Uma reclamação, por escrito, a queixar-se de que os pressupostos de imparcialidade e honestidade não estão a ser cumpridos. Acho que agiu bem, sinceramente.

Mantorras disse...

Caro Sloml, partilho a mesma opinião, também já o demonstrei no meu posto em http://diario-de-um-benfiquista.blogspot.com/2010/03/vieira-ameaca-retirar-jogos-do-benfica.html
Agora, tentar explicar a portistas aquilo que acontece é capaz de ser tarefa impossível.
De acordo com aquilo que se generalizou na opinião geral das pessoas, o Porto ser arbitrado por um juiz de forma imparcial é incorrecto. Até levamos com o Bruno Alves a dizer no fim: "Os árbitros não nos têm beneficiado".
Sei perfeitamente que não era isso que ele queria dizer, mas disse-o, fugiu-lhe a boca para a verdade.
Isto das televisões, do que vem na imprensa, do que se opina, também faz parte do falado sistema. Até as mentalidades têm de ser mudadas. Foram muitos anos de ditadura, é preciso um 25 de Abril no futebol.
O futebol precisa de imparcialidade nas arbitragens, nos comentários de pessoas influentes que chegam a culturas menos desenvolvidas, de credibilidade para que se invista. Muita há a mudar, algo já se tem feito.
O Porto tem de começar a ser um clube como os outros que terá de deixar de fazer batota e lutar com as mesmas armas, depois vemos quem ganha mais vezes.
Carrega Benfica pela verdade desportiva!

sloml disse...

Porquê ir mais longe? Para fazer mais barulho e marcar uma posição de força? Para quê? Isso iria criar ainda mais ruído, ainda mais confusão à volta do assunto. Eu acho que fez o mais recomendável. Apresentou primeiro a sua reclamação a quem gere o canal e depois, caso a tendência de parcialidade subsista, aí sim, que tome outras medidas.

Mantorras disse...

Caro José Pereira vejo que lhe serviu a carapuça, como se costuma dizer. Mas não vou responder ao seu comentário por respeito ao autor do Blog.
Apareça em http://diario-de-um-benfiquista.blogspot.com/ para falarmos de futebol amigavelmente, mas sem insultar ninguém, pois não perco tempo com isso. Gosto de expressar a minha opinião livremente e ouvir a dos outros.
Mais uma palavra de incentivo ao sloml pelos excelentes posts que tem publicado no seu blog que traz visitantes benfiquistas e dos outros clubes.

Carrega Gloriosa Chama Imensa

sloml disse...

Mantorras, muito obrigado pelas palavras de reconhecimento e incentivo. É sempre bom ouvi-las. Mas tenho de dizer que é recíproco, o Diário de um Benfiquista também não fica minimamente atrás!

Abraço