domingo, 28 de março de 2010

Benfica 1 - 0 Braga - 24ª Jornada 09/10

Ganhámos mais uma (talvez a mais difícil) das finais que tínhamos pela frente. O Braga era, por todas as razões e mais algumas, o adversário mais duro que teríamos de enfrentar. Este jogo era aquele que tinha mesmo de ser ganho. Podia ter sido por 2 golos de diferença, para ficarmos em vantagem no confronto directo, mas esse objectivo não alcançámos. Ainda assim, ficámos com 6 pontos de avanço sobre os bracarenses e agora já só precisamos de fazer 13 pontos (4 vitórias e um empate, portanto) para sermos campeões. Se o Braga por acaso deslizar entretanto e nós não, até podemos já chegar ao Dragão com o título. A luta continua e está longe de estar ganha. Hoje demos apenas mais um passo para a concretização do grande objectivo.


Foi um jogo muito complicado, como já se previa. Apesar disso, a 1ª parte foi dominada por completo pelo Benfica, com o Braga a remeter-se à sua defesa e a apostar apenas no contra-ataque. De qualquer forma, e fruto dos muitos cuidados defensivos dos bracarenses, acabou por haver muito poucas oportunidades de golo nos 45 minutos iniciais. Ainda assim, as únicas iniciativas atacantes foram do Benfica. A melhor oportunidade acabou por ser a oferta de Filipe Oliveira a Saviola, que o argentino desperdiçou incrivelmente. Depois de um mês de Janeiro em cheio, Saviola tem vindo a cair a pique. Parece estar completamente estafado. Espero que Jorge Jesus coloque El Conejo a fazer exercícios específicos de recuperação, para que consiga voltar à forma a que nos habituou. Apesar disso, a sua mobilidade lá na frente é completamente essencial para o bom funcionamento das jogadas da equipa em frente às balizas contrárias. Já nos descontos, chegou o golo do Benfica, marcado pelo homem das grandes decisões: Luisão. Já havia sido assim em 2005, voltou a ser em 2010.


A segunda parte trouxe outro Braga (como seria de esperar, de resto, pois era a equipa em desvantagem no marcador), principalmente depois das entradas de Matheus e Luís Aguiar. O Benfica jogou mais na expectativa, nunca descurando o contra-ataque, embora com uma postura bem mais atacante que a do Braga na 1ª parte. As jogadas de perigo aumentaram de número, devido ao maior cansaço dos jogadores e consequentemente ao aumento do espaço para jogar. A melhor oportunidade nesta fase foi do Braga, num cabeceamento de Moisés que não levou a melhor direcção mas que podia perfeitamente ter dado golo, no que seria um frango monumental de Quim - continuamos a não ter um bom guarda-redes em bolas aéreas. Por muito que muita gente diga que estamos fantasticamente servidos de guarda-redes, continuo a achar que nos falta um "Schmeichel" na baliza, um guarda-redes de classe mundial para a equipa de classe mundial que já temos. De resto, destaque para a quantidade enorme (mais uma vez) de oportunidades desperdiçadas pelo Cardozo, que anda, estranhamente, com pouca confiança em si próprio. JJ, trabalha-me esse Tacuara a nível psicológico, que isso anda fraquinho! Do lado do Braga, o melhor em campo foi, para mim, o capitão Moisés. É um dos melhores defesas-centrais do campeonato. Já o colega Rodríguez (pretendido, supostamente, por Sporting e Porto)... bem, digamos que faz jus à sua alcunha no Perú: El Mono...

E assim continuamos na nossa senda de vitórias, direitinhos ao objectivo maior da nossa caminhada. Um último reparo, não à arbitragem, que hoje me pareceu, fora um outro erro naturais no futebol, muito boa; mas sobre as declarações do Mossoró. A minha opinião sobre o Mossoró é a de que é um bom jogador, muito tecnicista, veloz e por vezes decisivo para o Braga. Só que o considero também um jogador a que designo, na gíria, um "palhacinho". Ou seja, um jogador que reclama muito com os árbitros e que simula muitas faltas ou, no limite, que sofre um encosto e cai logo. No entanto, admito que as suas palavras sobre o Di María são legítimas e que ele tem razão. O Di María, infelizmente, também entra nessa minha definição de "palhacinho", não por ser um jogador duro, faltoso ou que proteste veementemente com os árbitros, mas sim por ser um apaixonado por simulações, que é algo que detesto ver um jogador fazer. Fico irritadíssimo quando isso acontece, admito. E quando é um jogador da minha equipa a fazê-lo, ainda mais irritado fico (basicamente, mando-o levantar-se e jogar à bola, e acho que todos os adeptos deviam ser assim, pedir para ver futebol e não simulações, mas é só a minha opinião). Esta é a parte das declarações do Mossoró com a qual concordo. As outras, que dizem que toda a equipa do Benfica faz isso, essas repudio-as, pois não me parecem minimamente verdadeiras. Além do que já disse do Di María, não vi mais nenhum jogador do Benfica a provocar nenhum adversário, a simular faltas, a semear confusão. Mas quando se perde obviamente há mais falatório em redor de tudo e mais alguma coisa, já sabemos que é assim. Quanto ao seu infortúnio, num lance obviamente completamente casual com o Carlos Martins, só posso desejar que não seja nada de grave. Tirando este aparte, o que interessa é que o Benfica ganhou bem, com justiça e que está cada vez mais perto de chegar ao título. Na próxima jornada jogaremos no terreno da Naval, mais um jogo complicado, mas para vencer, claramente. No entanto, o próximo compromisso é já 5ª feira: a recepção ao Liverpool, e é nesse jogo que todos os esforços têm agora de estar concentrados. Vamos mostrar que podemos repetir 2006. Rumo ao 32º (e à 1ª Liga Europa), eu acredito!

O resumo do jogo, aqui:

4 comentários:

Bimbosfera disse...

Boas! Bela crónica, como é apanágio «desta casa», e com isso uma visão ainda que vermelha muito próxima do real, isto para quem não viu o jogo.
Poderia haver uma ou outra menção ao tempo do golo, ser o minuto 47 é diferente de ser aos 46 minutos e 7 segundos, e não 47 e 15, e, seja como for, a choraminguice é mesmo uma característica daquela casa, depois de terem o Menino da Lágrima como treinador, conforme eu já mencionei em alguns posts no meu próprio blog.
Isto, para mim, mais que choraminguice, é mesmo defeito de fabrico. O Villas-Boas, formado nos azuis, acha que 4-0 não é goleada, o Jesualdo acha que 3-0 é equilibrado, este, com 1-0, bem, acha que o correcto era o empate...
É assim, têm todos jeito para a comédia!
Seja como for... Está ainda tudo em aberto, mas, um bocadinho mais fechado para os outros! É tipo um corredor, vá, pode ser um túnel, que gostam tanto de túneis, em que o começo é largo, ou seja, cabem todos, mas ao fundo já é mais apertadinho, e só passa bem quem vai à frente. Neste momento ainda cabem 2 bem, um 3º já é difícil, e tinha que correr muito e os outros dois da frente esperarem por ele, e mesmo o que vai em segundo, devido ao facto de o túnel ficar cada vez mais apertado, já terá dificuldades em ultrapassar se não se despachar... O pior mesmo é que o primeiro não pára de correr... e esse somos nós!!!

Sou... Sou... Sou... Sou... Benfiiiiiiiiiica!!!

Sou... Sou... Sou... Sou...
Benfiiiiiiiiiica!!!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

P.s.- E já viram as novas notícias dos desacatos no Túnel da Luz? Tudo no meu blog! Abraço!

GIL VICENTE disse...

Olá, amigo sloml!

Depois de tanto tempo na luta contra os virus informáticos - deitaram-me tudo abaixo, tive de reinstalar - já consigo fazer algumas coisas.
Logo a primeira, deparar-me com mais uma bela crónica.
E comprazer-me com todos os Benfiquistas por mais uma grande conquista do nosso Glorioso.

Um abraço

Vermelhusco disse...

Optima cronica. Infelizmente nao consegui ver o jogo porque tive um casamento nesse dia mas fiquei muito felz e aliviado por o Benfica ter conseguido vencer aquele que eu considerava o jogo crucial do mes de Marco!

Optima cronica, muito bem escrita.

sloml disse...

Obrigado a todos pelas palavras e ao grande Gil Vicente um grande bem-haja. Sinceramente já tinha reparado na sua falta e dos seus posts, mas ainda bem que foi apenas um vírus e que agora já está de volta aqui às lides da blogosfera.

Abraço a todos