segunda-feira, 19 de abril de 2010

Académica 2 - 3 Benfica - 27ª Jornada 09/10

E já só faltam 4 pontos. Hoje foi ultrapassado mais um obstáculo na nossa corrida ao título, que se revelou bem mais duro de passar do que eu esperava. Na verdade, a Académica jogou muito bem e além disso está ainda em risco de descer de divisão, pelo que teve de fazer pela vida. Isso, aliado ao fraquejar do Benfica em certos momentos do jogo, acabou por colocar em causa uma vitória que pareceu assegurada durante praticamente todo o encontro. Ainda assim, ganhámos e estamos agora a apenas uma vitória e um empate de festejar o tão merecido título. Ainda não poderemos ser campeões em casa contra o Olhanense, porque o Braga só joga no dia a seguir, e confesso que estou a torcer para que os bracarenses vençam na Figueira da Foz. Caso isso acontecesse, o Benfica iria festejar o título no Dragão, o que seria absolutamente sórdido, irónico... e muito, muito saboroso, do meu ponto de vista! Outra coisa engraçada de hoje é que o Porto está matematicamente afastado do título. Já só falta mesmo o Braga. Ainda assim, desejo que os bracarenses continuem a ganhar, de modo a assegurarem o 2º lugar e a qualificação para a Liga dos Campeões, relegando o Porto para a Liga Europa. O Braga já só tem de vencer 2 dos 3 jogos que lhe faltam, ou nem isso, se o Porto perder em casa connosco. Dado o fantástico campeonato que tem vindo a fazer, não me parece que seja tarefa muito difícil que a equipa minhota consiga mesmo assegurar esse 2º lugar. E ainda bem.


O herói hoje voltou a ser o mesmo de há 2 semanas, na Figueira da Foz. Weldon lembrou-se agora de marcar golos e de contribuir decisivamente para as vitórias encarnadas, numa altura em que tanto jeito fazem para que a equipa se sagre campeã. Para um jogador que veio quase de borla e é dos mais mal pagos do plantel, nada mal. Os 2 golos que marcou neste jogo são verdadeiramente à ponta-de-lança, e o 2º é de uma execução primorosa. Nos momentos em que era mesmo preciso aparecer, o brasileiro apareceu e acaba por deixar uma marca indelével neste título.


Mas o protagonista do encontro pela negativa também acabaria por ser benfiquista. Hoje, Quim fez pelo menos uma boa defesa, a cabeceamento de Luiz Nunes que defendeu com segurança, mas esteve em muito mau plano nos 2 golos da Académica. Se no 1º ainda pode ter a desculpa que a bola bateu em Javi García e desviou a trajectória (embora, ainda assim, tivesse ido a meio da baliza), no segundo é totalmente mal batido, confiando demasiado no golpe de vista. Já o disse aqui muitas vezes e volto a dizer: o Benfica, se quer voltar a ser um grande clube a nível europeu e mundial, precisa de ter um guarda-redes de classe mundial e não apenas um bom guarda-redes, que é o que o Quim é: um bom guarda-redes. Enquanto não tivermos um guardião como era Preud´Homme, como são Casillas ou Buffon, não poderemos pensar em títulos europeus. Também dão os seus frangos? Dão, sim senhor, mas quando um jogador tem qualidade, ela está lá e manifesta-se sem margem para dúvidas. Repito: Quim é bom mas não é muito bom, e nós precisamos de um guarda-redes muito bom. Apesar disso, tanto o golo de Diogo Gomes (o melhor em campo da Académica, muito inconformado e com futebol nos pés - embora o golo seja precedido de falta, pois o jogador domina a bola com o braço) como o de Tiero são dois excelentes pontapés, não lhes retiro o mérito. Quim é que podia (e devia) ter feito muito melhor.


Acabou por ser Ruben Amorim a fazer o 3º do Benfica, numa altura em que se pensava que a vitória seria de caras, num grande golo a concluir mais uma grande jogada de Di María, que já havia feito a assistência para o 2º do Benfica (e de Weldon). O argentino continua a alternar o medíocre com o fantástico no mesmo jogo. Bem, desde que faça 2 lances fantásticos e acima de tudo eficazes, não me importo que seja um desastre no resto do tempo.


Continuamos a ser a melhor equipa do campeonato, a que tem mais pontos, marca mais golos, sofre menos e joga melhor. No total, e se não me falham as contas, já levamos 116 golos marcados esta época! É obra, realmente. E a continuar neste ritmo, podemos perfeitamente passar dos 120, o que seria histórico, se não me engano. Aconteça o que acontecer, esta é já uma época histórica para o nosso clube, para o seu treinador e para todos nós, que já merecíamos viver uma temporada assim. Para já, e porque ainda faltam 3 jogos, a receita continua a ser a mesma: humildade, espírito de sacrifício e de conquista, ambição pelos 3 pontos. O Olhanense está em perigo de descer, precisa dos 3 pontos e, também pelos motivos que todos conhecem, vai deixar a vida na Luz. Teremos de trabalhar o dobro deles para vencer e ficar a um mísero ponto do título. É perfeitamente possível, e se tudo correr bem é isso que vai mesmo acontecer. Acreditem, que nós todos acreditamos convosco. Rumo ao 32º!

O resumo do jogo aqui:

10 comentários:

Vermelhusco disse...

Ja falta mesmo muito pouco!!
E a partir deste momento a estrada do titulo e uma via aberta porque temos dois jogos com clubes acessiveis em casa e nem precisamos de ganhar esses dois jogos, bastam uma vitoria e um empate!

Mas continuo a esperar que o Braga perca alguns pontos (nao os suficientes para perder o segundo lugar mas os suficientes para nos largar).

Jotas disse...

Justíssima esta vitória que julgo ser decisiva rumo ao título. Curioso ver que a aquisição mais barata do Benfica no vem dado tantos e importantes pontos.
O vídeo é genial e emotivo como o caraças.

Juno Leâncio disse...

Sloml, não percebes um cu de futebol. Então se o Braga está 6 pontos atrás do Benfica, se faltam 3 jornadas (9 pontos), basta uma vitória para o SLB vencer o campeonato. Ou nenhuma vitória, se o Braga perder um dos próximos jogos e ganhar os outros dois. Mas é assim, blogues de amadores é o que dá...

Mantorras disse...

Parece que aqui, quem não percebe de futebol não é sloml, mas sim o Juno Leâncio, pois o Benfica está com mais 6 pontos que o Braga, mas em caso de igualdade, o Braga fica à frente do Benfica, devido ao facto de no confronto directo o Benfica estar em desvantagem, perdeu 2-0 em Braga e ganhou apenas 1-0 na Luz, logo ainda precisa de mais quatro pontos!
E isso é apenas matemática e não futebol. Acho abusado criticar sem razão num blog que é do sloml em que ele tem legitimidade para dizer o que quer, quem quer lê, quem não quer, não lê.

Quanto ao artigo, também concordo com o sloml quanto ao Quim, pois apenas é um bom guarda-redes e não muito bom. No jogo estava a dormir. Um guarda-redes de uma equipa grande faz 2 ou 3 defesas por jogo, mas tem de estar atento 90 minutos mais os descontos. Por acaso ontem não fez, falta. Ainda me lembro daquele jogo na luz em que empatamos 2-2 com o setúbal nos ultimos minutos, por o Quim estar a dormir.

sloml, para mim continua, que eu vou cá passar para ler.

Carrega Benfica rumo ao título!

Juno Leâncio disse...

Ó Mantorras (que só dás prejuízo ao Glorioso), se o Braga ganhar os 3 jogos que faltam e o Benfica também ganhar, quem vence o campeonato? Mas se o Benfica ganhar os 3 jogos que faltam e o Braga também ganhar, quem vence o campeonato? Por isso, se ao Benfica faltassem 4 pontos, teria de ser o Benfica a buscar os 4 pontos que faltam ganhando pelo menos 1 jogo com um outro empate nos três decisivo, quando na realidade o que concerne à questão subsequente é que basta ao Braga perder um jogo e não ganhar mais nenhum para o Benfica, perdendo todos, também assim ganhar o campeonato, isto porque se o Benfica não ganhar, mas o Braga ganhar menos que dois, serão dessa forma alcançados tantos pontos quanto os que actualmente os separam menos os três que o Braga irá ganhar dessa vez, pelo que a diferença substancial consignada ao facto decisivo do Benfica ter os pontos que nessa altura terá, resulta no derivado de terem 3 pontos de diferença e não 4. Percebido?

Além disso, a razão supra invocada da vantagem apresentada pelo Braga em termos substanciais não procede, na medida em que a simples e suposta vantagem em termos de igualdade não chega para que o Braga adquira o campeonato da simples forma que se lhe pretende atribuir, já que se não ganhar nenhum jogo permanece em segundo, com o Benfica a ganhar o campeonato de qualquer das formas.
Assim é que matematicamente se fala!
Ele há com cada um...

Mantorras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mantorras disse...

Caro Juno Leâncio, deves ter estudado nas novas oportunidades. Onde é que aprendeste a fazer contas. 1+1=2, percebes?

Então se o Braga perder um jogo e ganhar os outros dois e se o Benfica os perder todos, quem é o campeão? O Braga. Dahaaaa. Daí o Benfica ainda precisar de mais 4 pontos para não ter de esperar por outros resultados.

Valeu?

Saudações Benfiquistas!

Vermelhusco disse...

Quando toda a gente fala em 4 pontos (nao so o sloml) e porque todos presumimos que o Braga nao ira perder nenhum dos tres jogos que lhe falta.

Se o Braga ganhar os 3 ultimos jogos, o Benfica tem que ganhar 1 e empatar outro.
Claro que o Benfica pode ser ja campeao este fim-de-semana se o Braga nao vencer e o Benfica sim. Mas tendo em conta que ainda esta toda a gente cautelosa fala-se nos quatro pontos necessarios em vez de se esperar por perda de pontos pelo Braga.

sloml disse...

Juno, parece-me que estás apenas à procura de lenha para te queimar, insistindo numa versão que não tem qualquer fundamento. É pura matemática, faz as contas.

Bimbosfera disse...

Boas, de volta após uns dias sem tempo para nada mais que um postzinho diário no meu Bimbosfera.

Em relação ao post em si, tudo dito. Sobre o guarda-redes, sim, falta um Preud'homme, para não haver dúvidas. Vejamos o que o futuro nos reserva.
Como estou a comentar do post mais recente para o mais antigo, já tinha passado, em posts mais novos, por comentários aqui deste «artista» da bola. Devo admitir que me escangalhei a rir com a das novas oportunidades (espero que não, que não tenha sido lá, pois tirei o CAP e espero vir a dar formação em breve, e quero que as pessoas que venham a ter formação comigo saiam melhor preparadas do que este artista), e só digo que, no comentário do tal post mais recente, em que ele leva com um «Paulinho Sporting», bem, agora que vejo isto devo admitir que está muito bem visto! Ehehehhe!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com