segunda-feira, 26 de abril de 2010

Somos campeões europeus de futsal! Parabéns, Benfica!


O Benfica, pela primeira vez no seu historial (e na história do Futsal português), conquistou a UEFA Futsal Cup, a prova equivalente à Liga dos Campeões no futebol. O feito, já de si grandioso, ganha ainda mais importância se pensarmos que a final foi jogada contra uma das melhores equipas do Mundo e a mais titulada de sempre em termos europeus, o todo-poderoso Interviú. Mas nós fomos contra todas as probabilidades e dominámos quase por completo a final, sempre guiados pela magia de Ricardinho mas também pela experiência de Arnaldo, a garra de Pedro Costa, o pragmatismo de Davi, a esperteza de César Paulo, a muita segurança (hoje) que Bebé transmitiu ao resto da equipa, a capacidade finalizadora de Joel Queiroz (que se sagrou o melhor marcador da competição, com 12 golos) e Gonçalo Alves e todos os outros (Zé Carlos, Carlos Paulo, Zé Maria, Pedrinho, Marinho, Simões e Anilton), que não têm tanta intervenção directa em campo mas que fazem parte da equipa e formam um balneário fortíssimo. E, obviamente, ao treinador André Lima, que foi o melhor jogador português de sempre da modalidade e apenas em 2 anos já ganhou quase tudo (ou mesmo tudo?) o que havia para ganhar. Para quem tanto critica a sua (falta de) capacidade para liderar o Benfica, penso que a resposta foi dada de forma bem explícita: uma vitória por 3-2 após prolongamento mas que podia ter sido bem mais robusta, não fossem as muitas bolas nos postes e trave.
Mais uma curiosidade: o Benfica é a primeira equipa do mundo a já ter sido campeã europeia em futebol e agora em futsal. Somos pioneiros em tanta coisa...


Desafio-vos a ir a estes links para ler as vénias que a Marca e o site da UEFA nos fazem. Para além de assumirem (principalmente os espanhóis) que a nossa vitória foi inteiramente justa, todos dão grande destaque ao apoio dos nossos adeptos e ao nosso símbolo, a nossa águia. Aliás, a UEFA assume que os 9400 espectadores presentes no encontro constituem um recorde mundial na modalidade. Somos, realmente, os melhores do mundo e o resto é conversa. Parabéns, campeões!

http://www.marca.com/deporte/futbol/futbol-sala/uefa-futsal-cup/2010/directo/intermovistar-benfica.html

http://www.marca.com/2010/04/25/futbol/futbol_sala/1272224977.html

http://www.uefa.com/futsalcup/matches/season=2010/round=2000067/match=2002326/report/index.html#benfica+lift+futsal+cup+lisbon

O resumo do jogo aqui:



As reacções após o encontro e a entrega da Taça aqui:







PS: Ainda não fomos hoje campeões nem de futebol nem de voleibol. O título de futebol está apenas a um ponto de distância e vai ser festejado no Dragão, como eu sempre desejei. O de vólei, confesso que me deixa mais apreensivo, porque sei a grande valia que tem o Espinho. Mas acredito que em casa não deixemos fugir o campeonato. Força para a semana, campeões!

8 comentários:

Jotas disse...

Tive a felicidade de assistir in loco a esse jogo.
Que vibração, um ambiente fantástico, num título europeu conquistado com inteira justiça, num resultado que apenas peca por escasso.
Foi o Benfica a elevar o seu nome bem alto.
Pelo que me contaram, os comentadores da eurosport estavam espantados com o apoio à equipa, dizendo mesmo que era uma loucura o apoio que os adeptos davam ao clube.
Agora, estou em franca recuperação, vou iniciar o meu estágio, porque...para a semana há mais.

Vermelhusco disse...

Este foi um jogo para nos deixar cheios de orgulho.
so fico triste por nao termos sido campeoes nacionais de volei! E preciso apoio macico na Luz para ajudar os nossos jogadores a conquistar esse titulo.

E vamos la ver como vai ser no Dragao. Tambem queria que fossemos la ganhar o campeonato! Temos que jogar para ganhar e com ambicao. E este jogo pode ter um sabor ainda mais doce pois podemos afastar definitivamente o porto da Liga dos Campeoes do proximo ano!!

Bimbosfera disse...

Boas! Já cá deveria ter vindo, as minhas desculpas, pois só tinha ficado pelo comentário do João Pinto, por alto, e não acabei de ler e comentar, mas agora, com calma, comento.
Parabéns ao Benfica. Somos o melhor clube do mundo. Campeão europeu nas duas modalidade de futebol é obra.
Umaa notas que me saltam à vista, e que já comentei noutros sítios. Vencêmos o nosso primeiro título europeu de futsal contra a melhor equipa da actualidade, o Interviú, de Madrid, tal como no futebol de 11 há muitos anos, ou seja, contra uma equipa de Madrid. Daqui ressalvo duas coisas, que para o ano serêmos bi-campeões, contra outra equipa espanhola, de Barcelona, e que neste momento é capaz de estar aí a aparecer o novo Eusébio! Temos que o esconder dos lagartos, que eles acham que é deles, mas pronto, eheheh!
No entanto, estive a fazer umas contas, e depois de tantas vezes o dizer só agora me apercebi, o Eusébio já cá estava aquando do primeiro título de campeões europeus, e jogou, no mesmo dia, pela equipa que cá ficou, e que perdeu 4-1, sendo o golo dele. Naquela altura tivemos que mandar uma equipa para jogar a final, de Berna, creio, e outra para cá ficar e jogar, contra o Belenenses ou contra o Setúbal. E ele marcou o golo, portanto, se alguém tiver ontem jogado, e se alguém tiver marcado, e se se chamar Eusébio, bom, a probabilidade de vir a ser O NOVO EUSÉBIO é muito grande, ehehhe!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Mantorras disse...

Caro Sloml, mais um belo post. Quanto ao jogo, meu Deus, que jogão. Como praticante da modalidade, posso dizer que foi o melhor jogo que vi na minha vida.
Como tinha dito na antevisão do jogo o Interviu tem uma bela equipa, em oleada, cheia de cinismo que não precisa de brilhantismo para marcar golos. Além de ter jogadores acima da média.
Mas este Benfica encheu as medidas, como já havia prometido no jogo com o Luparense. Tácticamente quase perfeito, os minutos finais jogados contra 5 jogadores de campo dizem tudo. Concentração ao máximo, pois só assim era possível. Espirito de sacrifício quanto baste.O Arnaldo foi gigante, Joel a mostrar o quão craque é, génio Ricardinho, Davi constante, César Paulo matador, Pedro Costa endiabrado, Bebé implacável, Gonçalo Alves limitado fisicamente cumpriu e de que maneira (já joguei contra este Sr :)), entre os outros campeões.
Uma palavra para o ambiente vivido no pavilhão, um sonho.
Foi lindo ver toda a festa no final, então as palavras do Ricardinho de Benfiquista.
Fica Ricardinho, o futsal português precisa de ti.

Agora falta o título mais desejado e vai ser no Dragão como tantos esperávamos.

O de vólei vai ser este fds no meio do nosso ambiente.

Carrega Benfica rumo à glória!

sloml disse...

Muito obrigado a todos.

Mantorras, parece que o Ricardinho te ouviu, pois hoje veio dizer que já não quer sair do Benfica, ele que estava certo no Nagoya do Japão. Esperemos todos que não saia mesmo.

Abraço a todos

Mantorras disse...

Esperemos mesmo que não saia. Como li num jornal espanhol, nunca vi um jogador como o Ricardinho. Ele faz parte do Benfica.
Vamos esperar que fique. Aquela vitória pode fazer com que ele mude de opinião e fique :)

Bimbosfera disse...

Já agora, é de mim ou ele nem fez um jogão daqueles por aí além?

Nem dei muito conta dele na final, mas, pode ter sido de mim, claro!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

sloml disse...

Márcio, não fez um jogão, mas esteve mais para a equipa e menos para si próprio. E ainda assim deliciou os espanhóis. Imagino se tivesse feito um jogo daqueles que lhe conhecemos...