terça-feira, 6 de abril de 2010

Naval 2 - 4 Benfica - 25ª Jornada 09/10

E vai mais uma. Mais uma das finais que faltavam e uma das mais difíceis, por sinal. Porque o campo da Naval é terrível, porque os nossos jogadores estão cansadíssimos, porque este jogo realizou-se exactamente no meio da eliminatória com o Liverpool, porque não tínhamos Saviola, porque Luisão estava em dúvida. Por tudo isto. Ainda assim, nada desculpa as terríveis desatenções que resultaram nos 2 golos da Naval. Isto não pode acontecer nunca. Se permitem tais veleidades ao Fábio Júnior e ao Bolívia, o que acontecerá com Torres, Gerrard, David Villa e David Silva ou Aguero, Forlán, Reyes e Simão? Bem, nem quero pensar. E espero sinceramente que não se voltem a repetir. A sorte é que o David Luiz este ano vai do 8 ao 80 com uma facilidade estonteante. Ainda eu o estava a insultar pelo 1º golo da Naval e faz-me aquele passe para o Di María dar a volta ao marcador. Espero que volte a fazer algo do género na 5ª feira. Algo do género daquele magnífico passe, claro. Nada de erros defensivos.


Uma (grande) palavra de mérito para um dos obreiros desta vitória (mais uma vez) do Benfica: o nosso treinador Jorge Jesus. Jesus é um visionário e em boa hora chegou ao Benfica, em boa hora veio trazer lucidez e ambição a esta equipa. Hoje, Jesus inovou, surpreendeu tudo e todos e, privado de Saviola, apostou no ás Weldon. Confesso que reagi a essa escolha com um grande, grande cepticismo. Porque Weldon não marcava desde, se não estou em erro, os 4-0 ao Poltava, porque estava sem ritmo de jogo (não jogava desde a recepção ao Belenenses) e porque, nessa última vez que jogou, fez uma exibição perto do miserável, em que lhe chamei tudo o que havia para chamar. Confesso que nesse dia pensei que havia chegado o fim da linha para Weldon no Benfica e que, a exemplo do que havia acontecido com Keirrison, o brasileiro não iria ter mais oportunidades no Benfica. Ainda bem que me enganei. Hoje, o oportunismo do avançado transformou um resultado que seria desastroso para nós para uma demonstração de força e de vitalidade só ao alcance das grandes equipas (quantas remontadas já conseguiu o Real Madrid, por exemplo?). E aí, além de dar mérito a ele, claro, tenho de felicitar Jorge Jesus por acreditar em todos os jogadores do plantel e não ter medo de ir à luta. Não tenhamos dúvidas: temos o melhor treinador do campeonato português.


Foi um começo terrível. Entrámos praticamente a perder, com um golo de um jogador que foi para mim o melhor da Naval (um bom reforço de Janeiro dos figueirenses; tem muito potencial), o avançado Fábio Júnior. No primeiro golo conseguiu chegar primeiro que David Luiz e controlar sempre a bola na perfeição, ludibriando todos os jogadores do Benfica, que esperavam um passe atrasado. Acabou por marcar a Quim pelo buraco da agulha.


No segundo, uma correria fantástica do brasileiro, ganhando aos palmos a Maxi Pereira, acabou por resultar no golo de Bolívia, um avançado que é tudo menos um goleador - foi o seu 2º golo no campeonato em mais de 20 jogos.


Mas o Benfica acordou rápido, e ainda bem. 4 minutos depois, Di María rematou de fora da área, Peiser defendeu para a frente, Maxi Pereira atirou à figura do guarda-redes francês (que ainda assim fez uma grande defesa), mas aquela bola estava mesmo destinada a entrar, e pelas mãos (ou cabeça, neste caso) do herói improvável. Era o regresso de Weldon aos golos na sua estreia a titular pelo Benfica. E 3 minutos depois, o mesmo jogador bisou, na sequência de um canto de Aimar. Oportuníssimo, Weldon aproveitou o falhanço de vários defesas da Naval, que estavam a dormir, e empatou a partida. A partir daí já só podia dar Benfica.


Apesar de algumas ocasiões que a Naval até construiu ao longo do jogo, em que se viu claramente que a equipa do Benfica está cansada, o controlo do jogo passou a ser totalmente nosso a partir desse momento. A 7 minutos do intervalo, David Luiz fez um passe magistral para Di María, que com um toque de grande classe fez a bola passar por Peiser e consumou a reviravolta encarnada. 3 golos na primeira parte (mais 2 da Naval), é muita fruta.


Na 2ª parte o Benfica controlou totalmente o jogo, gerindo a vantagem (e o esforço) mas sempre sem descurar o ataque e a obtenção de mais golos. Apareceu um, o 4º, pelos pés do artilheiro Cardozo, num golo à ponta-de-lança e numa altura em que não se podia ficar perante a ameaça de Falcao. Essa luta também está bem engraçada e vai durar até ao fim.

E assim conseguimos mais uma vitória, que nos permite encarar o que falta do campeonato com uma muito maior tranquilidade. Dos 5 jogos que faltam para o fim, só precisamos de 3 vitórias e um empate, isto se o Braga vencer os jogos todos até final (algo em que não acredito). Como nestes 5 jogos, 3 são em casa (2 deles com Olhanense e Rio Ave), parece-me óbvio que já não perderemos este campeonato e que será uma questão de umas 3 jornadas até podermos festejar. Por isso mesmo, por me parecer que o título já está tão perto de ser uma realidade, peço ainda mais veementemente que se aposte na Liga Europa como estamos a apostar no campeonato, porque podemos perfeitamente ganhar as 2 competições. Neste momento estamos a apenas 3 jogos da final, é só passar o Liverpool e depois levar a melhor nos 2 jogos com Valência ou Atlético de Madrid. Já faltou muito mais. Peço aos nossos jogadores e a todos os adeptos (e, já agora, também ao nosso treinador) que acreditem totalmente que podemos passar esta eliminatória, que podemos ultrapassar o Liverpool, e assumirmo-nos como uma das grandes equipas da Europa. Rumo à 1º Liga Europa (e ao 32º, que ficará ainda mais perto se vencermos o Sporting, até porque acredito que o Braga vai escorregar em Leiria...), eu acredito!

O resumo do jogo, aqui:

5 comentários:

Cantinho do Morais disse...

Mas ainda haverá alguma coisa a dizer?
Jogue quem jogue, o Benfica joga sempre bem não se notando diferenças nenhumas.
Agora esta maldade de se dar avanço de 2 golos para dar pica... é humilhante!
Na próxima terça também vão dar golos de avanço? Sempre atenuava a goleada e empolgava (ainda mais) uma massa adepta que está a viver um sonho. Que inveja...

Em Liverpool vão marcar. Se passam ganham a Liga Europa. Se ganham a Liga Europa o Jesus sai. Se Jesus sai voltará o velho Benfica. Porque, não se iludam, isto é obra do Jesus, não é de Rui Costa ou Vieira.

Um grande abraço!

Jotas disse...

É sempre um enorme prazer ler tão sábios posts deste enorme glorioso sloml.
Foi um Benfica que se revoltou com uma entrada em campo desastrada, mas que se ergueu, ciente do seu obejctivo máximo, mostrando de que massa é feito e ganhando com toda a lisura de processos, assente no seu futebol, ao contrário de outros que apregoam verdade para os seus jogos, mas que na relalidade são eles que carregam o andor desta Liga.
Um reconhecimento pelo civismo e desportivismo do Cantinho do Morais, essa é também a minha maneira de estar no futebol.

Vermelhusco disse...

Nao me acredito que o JJ saia se ganhar a Liga Europa. O Mourinho tambem nao saiu quando ganhou a Taca UEFA.

O Benfica apenas tera que fazer tudo para manter o treinador.

Este jogo foi muito engracado de se ver. E adoro o cafe onde vejo: passa os jogos sem som, logo nao me enervo com os comentadeiros do costume (imagino as barbaridades apos o 2o da Naval!).

Acho que quem merece os maiores parabens sao o JJ, o Weldon e o Cardozo.

O Weldon sinceramente vale cada euro que se deu por ele, e acredito que numa relacao preco/pontos foi o jogador que mais deu ao benfica esta epoca. :)
Para mim ganhou aqui a permanencia no plantel para a proxima epoca e o direito a ser titular contra o Liverpool.
Acho que esse jogo esta talhado para ele: o Liverpool vai carregar em forca e a sua velocidade pode causar grandes estragos. Ainda para mais quando o Liverpool nao tem centrais que o consigam acompanhar em velocidade (que equipa tera?).

O JJ fez uma jogada de genio: nao tirou um coelho da cartola mas foi parecido.
Na minha opiniao, o David Luiz nao foi o unico culpado naquele lance, o Quim nao pode sofrer um golo daqueles (vejam a defesa que o Julio Cesar fez a um remate do Gerard quase da linha de canto no ultimo jogo) e o Javi Garcia estava a dormir e nao foi para cima do jogador da Naval nem cobriu melhor a jogada.

Mas vencer assim deu mais piada.
Como ja disse no Eterno Benfica, o Benfica decidiu dar dois de avanco a Naval para espetar quatro porque o Porto tinha dado um de avanco ao Maritimo e espetou quatro. Foi para provvar que este ano, ate a dar reviravoltas somos melhores que o clubeco regional. :D

Mantorras disse...

Mais um belo Post, uma boa análise do jogo, o que nos faz vir aqui sempre ler.
O Benfica tem tudo para ser campeão, ontem deu mais uma prova cabal do seu enorme potencial.
Temos equipa, como diz o Luís Freitas Lobo, o importante é manter o cinco base, os restantes podem mudar que a equipa lubrifica.
Carrega Benfica rumo ao título!

sloml disse...

Cantinho, sei de fonte segura que o JJ, a sair, será apenas depois de fazer um figurão na Champions. Até lá, está no Benfica de pedra e cal.

Abraço a todos