sexta-feira, 2 de abril de 2010

É lindo ver coisas destas...

... como as que vi depois da nossa vitória nos jornais ingleses. Ainda que contestem muitas das decisões do árbitro, curiosamente todos admitem que o jogador foi bem expulso, aliás tal como o próprio (como se pode ver por estas declarações). Conseguem contestar os penaltys, que são claríssimos, e também protestam pelo fora-de-jogo do Kuyt, que está efectivamente. Pediam ainda a expulsão de Luisão pela falta sobre Torres. Sinceramente, não me parece caso para tanto. Foi amarelo, como o árbitro mostrou muito bem. Mas numa coisa concordo. Luisão tem de ser mais contido nos protestos. A forma como protestou com o árbitro depois de levar um amarelo muito bem mostrado não é aceitável.

Mas o que me enche as medidas não é nada disso. É ver que, mesmo sublinhando essas queixas com a arbitragem, os jornais ingleses reconhecem a superioridade do Benfica (a grande superioridade, como dizem alguns), assumem que esta é a final antecipada da Liga Europa e dizem, sem quaisquer dúvidas, que esta eliminatória devia estar a ocorrer na Liga dos Campeões, tal a qualidade das 2 equipas. Relembram ainda que o Benfica vai estar nessa competição na próxima época e até antevêem que poucas serão as equipas que nos quererão ter como adversário, pela nossa qualidade mas também pelo ambiente infernal do estádio. E isto ainda foi o que mais os impressionou: o ambiente do estádio, a vibração dos adeptos com a equipa e a pressão que isso coloca nos jogadores adversários. Chegam ao ponto de dizer que em Anfield os adeptos reds terão de fazer o mesmo para nos conseguirem vencer, caso contrário será muito difícil. Ainda assim, há muitos ingleses a cantar de gala e confiantes de que viram a eliminatória lá sem problemas. Vamos fazer-lhes ver que não. Mas é isto que mais me impressiona e me faz achar o futebol inglês o melhor do mundo. Eles raramente se desculpam com as arbitragens e sabem ver futebol, gostam de ver e falar de futebol. Embora achem que têm razões de queixa, não se coibem de assumir a superioridade do Benfica e de admitir que o resultado podia ter sido muito pior para o seu lado, até relembrando a goleada sofrida pelo Everton. Isto para mim é que é desportivismo, é que é saber ver futebol e comentá-lo. Se fossem todos como os ingleses, este desporto seria ainda mais belo. Se fossem todos como a grande maioria dos portugueses e outros do género (como os espanhóis, por exemplo), acho que deixava de ver futebol.

Os artigos de Daily Mail e Telegraph.

PS: Todos os jornais ingleses se queixam, e isso com muita razão, algo que me esqueci de referir na crónica do jogo. É certo que devemos fazer do nosso estádio um inferno para os adversários, mas isso significa apenas cantar e gritar mais que eles e tentar desnortear os seus jogadores. Não tem nada a ver com mandar petardos para o relvado. Isso é de uma estupidez total e pode custar (e vai, de certeza) sanções pesadas ao Benfica, desde a perda de pontos (caso estivéssemos na fase de grupos) até à interdição do nosso estádio por determinado número de jogos ou, em casos muito graves, à exclusão da equipa da prova. Portanto, se os energúmenos que tiveram esses actos gostam mesmo do Benfica e fazem tudo para apoiar a equipa, por favor não voltem a atirar petardos para o relvado. Façam a festa na vossa, sem causar prejuízos ao clube.

3 comentários:

Mantorras disse...

Excelente trabalho Sloml, curioso que também dei uma olhada pela imprensa estrangeira antes de escrever no meu Blog.
Também realço que o ambiente infernal vivido ontem no estádio da Luz também teve a sua importância. Temos de acordar este inferno...
Agora a parte dos petardos é ridícula, ainda para mais, quando ainda tinhamos mais uns minutos para jogar e quiçá chegar aos terceiro que nos faria imensa falta em Anfiel. Enfim, lamentável.
Carrega Benfica rumo às meias-finais!

Jotas disse...

A nossa vitória é de facto incontestável e peca por escassa, e simplesmente deplorável o lançamento de petardos, está na hora, de uma vez por todas, a direcção do Benfica fazer uma filtragem desse bando de energúmenos e impedir de entrar que não sabe ser gente, o lugar dos selvagens é no Zoo.

Coração Encarnado disse...

Grande crónica, caro slmol.
Concordo inteiramente com tudo e ainda mais no que aos petardos se refere.
Só que, para mim, esses lançadores não amam o Benfica. Quem ama só deseja o bem da coisa amada.
Nos anos da minha juventude, fazíamos tanto ou mais barulho, era o inferno da Luz bem conhecido por essa Europa fora.
E não precisávamos de petardos e coisas do género.
Ah, e só tínhamos uma claque a que todos nós, Benfiquistas, pertencíamos: a claque do Benfica
E reuniamo-nos todos na nossa Catedral espontaneamente, apenas e só por amor ao Benfica.
E não éramos menos do que agora, mas até muitos mais.
E acompanhávamos o Benfica para toda a parte, cá dentro ou lá fora.
As ditas claques têm muita gente boa, a grande maioria.
Mas também albergam, infelizmente, a porcaria que lá não faz falta nenhuma e muito menos ainda ao Benfica e aos Benfiquistas.
Um abraço