domingo, 25 de abril de 2010

Benfica 5 - 0 Olhanense - 28ª Jornada 09/10

Um ponto. Um mísero ponto, que será conquistado no Dragão, isto se o Braga vencer no terreno da Naval, porque se os bracarenses não ganharem, temos o título no bolso. Hoje demos um passo gigantesco na perseguição desse objectivo, perante um adversário que não deu metade do que eu pensava que iria dar. O Olhanense foi uma presa bastante fácil, não fez pela vida (e bem precisa), praticamente nem atacou. Se se quer manter, vai ter de fazer bastante melhor, e já na próxima semana, em casa frente ao Leixões. Continuo a torcer para que o Braga vença a Naval, pois a minha preferência vai mesmo para a festa do título no Dragão! Será a cereja no topo de um bolo muitíssimo saboroso para todos nós. E além disso, se o Braga vencer na Figueira da Foz, o Porto fica completamente arredado da Liga dos Campeões, o que também me dá muito gozo. Mal por mal, que vá lá o Braga.


A figura do encontro? Cardozo, pelo hat-trick que o recolocou no topo da lista dos melhores marcadores do campeonato. O idiota do encontro? Delson. O médio brasileiro do Olhanense conseguiu fazer um penalty escusadíssimo aos 2 minutos, no qual viu amarelo, e ter uma entrada assassina 6 minutos depois que só por si já era merecedora de vermelho. Viu "apenas" o segundo amarelo, o que mesmo assim foi uma machadada final nas aspirações da equipa, que se viu a perder por 1-0 aos 3 minutos e a jogar com 10 aos 9. A partir daí, o jogo ficou sem história, servindo apenas para ver quantos golos conseguiria marcar Cardozo. "Ficou-se" pelos 3, o suficiente para ultrapassar Falcao, numa corrida muito animada e que promete continuar ao rubro até ao fim da prova. Um deles, o 2º do paraguaio, foi originado por uma obra-prima de Di María, um lance só ao alcance dos predestinados. Hoje, o argentino esteve fantástico.


E foi dele que nasceu um dos golos do Benfica, no caso o segundo, apontado com o pé direito - caso raro no extremo -, numa jogada em que Angelito fez o que quis de uma defesa em farrapos.


Aimar faria o resultado final da partida, depois de ver a bola ser pontapeada contra si e ficar de repente em posição frontal à baliza de Bruno Veríssimo. Aí foi só atirar para o fundo das redes.


No Olhanense, não houve um único jogador com uma exibição que se assemelhasse ao medíocre. Ainda assim, o seu melhor jogador é, de longe, Castro. O Porto tem ali um grande médio, um verdadeiro diamante para lapidar.

Uma palavra final para o cartão a Falcao (estes 2 lances do Benfica-Olhanense já os comentei acima e julgo que não merecem contestação aos olhos de quem seja lúcido e que perceba de futebol; quem achar que o árbitro errou ao marcar o penalty e na expulsão de Delson é simplesmente desonesto, fanático e/ou burro). Para mim, o lance que motivou a admoestação ao colombiano tem três leituras possíveis: ou o árbitro entende que o toque do colombiano no adversário é fortuito e deixa seguir a jogada (ou, no limite, marca falta apenas); ou entende que há um movimento descuidado do jogador e merecedor de cartão amarelo; ou interpreta como agressão, e aí teria de o expulsar. No caso, o árbitro escolheu a 2ª opção. Não me choca, como não me chocaria nenhuma das outras. E atente-se a que Falcao até poderia ficar afastado dos 2 jogos finais do campeonato caso tivesse sido expulso. Assim falha apenas um jogo, que por acaso é com o Benfica, e será menos um encontro onde terá hipóteses de facturar. Admito: considero Falcao o melhor avançado do campeonato e também me parece ser uma boa pessoa, talvez o jogador mais puro do Porto. E acho que era o último a merecer falhar um jogo como o Porto-Benfica. No entanto, foi muito pouco prudente naquela jogada e arriscou-se. E correu mal. Mas tenho muita pena, admito. Ainda assim, relembro que ele esteve na Luz, na 1ª volta, e não se viu. E que esteve na final da Taça da Liga, e também não se viu. Provavelmente também não marcaria no Dragão, daqui a uma semana. Mas isso nunca saberemos.

Chegámos aos 121 golos esta noite e aos 73 pontos. É muita fruta. Agora já não há como escapar: este campeonato é nosso, salvo uma verdadeira hecatombe, e acho que já posso começar a fazer os lóbis pelos jogadores que ainda não foram utilizados na competição: Júlio César, Moreira, Roderick Miranda, Jorge Ribeiro e Mantorras. Afinal, eles também merecem, pois levaram a época inteira a treinar-se com os colegas e fazem parte do grupo. Espero que o Jorge Jesus os coloque em casa com o Rio Ave, já que não me parece credível que algum deles vá ser utilizado no Dragão. Quanto ao campeonato, não há muito mais a dizer: este já não nos escapa. Está no papo. Vamos lá, rumo ao 32º que será festejado em pleno recinto do inimigo!

PS: Em declarações ao site oficial da UEFA, o jogador do Interviú, Betão, assumiu que será muito complicado vencer o Benfica na final da UEFA Futsal Cup também devido ao apoio dos adeptos, como podem ver aqui. Até no futsal a nossa grandeza é reconhecida apenas pelo actual campeão europeu. Coisa pouca.

Os golos de hoje, com uma fantástica banda sonora por trás, aqui:

5 comentários:

ana_slb disse...

OH SPORT LISBOA E BENFICA O CAMPEÃO! Agora sim já não nos escapa. Eu também prefiro que seja no dragão! Vai dar um gozo enorme fazer lá a festa e eles ficarem de fora da champions!
Saudações Benfiquistas!

Vermelhusco disse...

So uma pequena informacao: este ja e o Benfica mais concretizador desde a grandiosa equipa de Eusebio/Torres e companhia.

Desde os anos 60 que nao tinhamos uma equipa com tantos golos.

So posso aplaudir o Cardozo: o homem tem jogado limitado e mesmo assim marca golos atras de golos, embora se note que esta muito limitado.

No entanto, concordo com o Sloml: acho o Falcao melhor ponta de lanca embora para mim o Cardozo se adeque melhor ao estilo de jogo do Benfica.

O Di Maria fez uma exibicao do outro mundo, muito bem acompanhado pelo Aimar que parece estar de volta a melhor forma.
So vamos ver mais dois jogos do Di Maria com a camisola do Glorioso por isso temos que desfrutar enquanto podemos. Para mim ele comeca a mostrar o potencial de poder um dia vir a ser o melhor jogador do Mundo. Para o ano vamos sentir muito a falta dele e so espero que o Urreta e o Coentrao expludam para nao se notar tanto a sua falta.

Jotas disse...

Grande e ilustre benfiquista, post magnífico, com vídeo a condizer.
Começo a dar razão àqueles que afirmam que os árbitros levam o Benfica ao colo, pois devia ser totalmente proibido os srs árbitros deixaram a equipa do Benfica entrar em campo, tal a humilhação que causam nos seus adversários, chega a ser anti-desportivo tamanha demonstração de superior categoria.
Noite de farra hoje, tenho esse feeling que seremos hoje campeões no futebol e volei e campeões da europa no futsal.

Bimbosfera disse...

Boas! Já li algures que o Falcao foi mas é inteligente, para não ser bombo da festa, e assim não está lá a ser gozado, isso e a Micaela, que até pés parte para evitar a vergonha. Da Micaela ressalvo que já li que foi afinal Bruto Alves que lho partiu, e que lhe avisou que serão os dois, da próxima vez, se continua com as poses de princesa do balneário. Dizem que sim, que a fonte é credível, mas não tenho a certeza, mas seja como for, ehehheheheh! Eheheheheh para os três, Falcao, Micaela e Bruto!
Sobre o jogo, avisaram-me que aquilo ía ser porrada de criar bicho, e, sinceramente, ainda bem que não foi assim tanta. Ou melhor, não tivesse esse artolas feito logo o penalty na primeira jogada e estava em campo mais não sei quanto tempo a malhar, vá-se lá saber até quando... Assim sendo, foi logo para o banho! Mai'nada!
No entanto só acrescento que acho que a jogada do Falcao foi muito estranha, e se acho que os de Setúbal também deveriam ter levado algum castigo, hoje, já depois de ouvir as declarações do Bruno Ribeiro, e ontem do Manuel Fernandes, só posso dizer que há muita coisa estranha no campeonato, só para o Benfica não ser campeão.
Que se queixem que o Falcao levou porrada, sim, concordo, agora, que ele agrediu, sim, também agrediu, e neste jogo do Olhanense, o Luisão, por menos, a tentar ganhar posição, com o braço esquerdo, dá com o cotovelo no adversário e levou logo o amarelo. O Falcao agrediu, por isso não me choca nada, se bem que como andam as coisas, se ele não levasse nada também já não ficasse chocado.
De resto, bela análise, como é comum, por estas bandas, ehhehe!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

sloml disse...

Obrigado a todos pelos comentários.

José, agradeço-lhe especialmente porque como sabemos não é benfiquista. E sim, não me custa nada admitir que o Falcao é o melhor avançado do campeonato, melhor ainda que Saviola e Liedson. Cardozo não está no mesmo patamar. É um bom finalizador, mas não tem muitas das qualidades dos outros 2. Aliás, digo mesmo que se Cardozo fosse melhor finalizador já teria mais de 30 golos neste campeonato, com o caudal ofensivo que o Benfica produz este ano e com a quantidade de golos que ele falha por jogo. Há encontros em que podia marcar uns 5 golos. Mas obviamente não coloco em causa a sua qualidade, que é muita, claro. No entanto, para mim o Falcao é o melhor avançado do campeonato e com Saviola faria uma dupla temível no Benfica.