segunda-feira, 19 de abril de 2010

JVP


Académica-Benfica

1 - Parece-me que já há campeão

Depois da importantíssima vitória de ontem do Benfica, parece-me que está encontrado o campeão. Segurando uma vantagem de seis pontos, quando só há nove para disputar, acredito que tudo ficou decidido, embora se possam fazer ainda algumas conjecturas e especulações, até porque se pode dar o caso de o Benfica ir ao Dragão a precisar de um ponto, o que serviria para apimentar o jogo.
Em Coimbra, o Benfica entrou muito forte, a fazer uma pressão enorme no intuito de marcar cedo para se tranquilizar e gerir o jogo. E isso viu-se logo na pressão que fez sobre a bola de saída, que pertenceu à Académica. O golo acabou por surgir cedo, mas não surtiu o efeito desejado, pois a Académica tentou sempre reagir, foi uma equipa com personalidade, sobretudo após o 0-1. Muitas vezes deixou até que o jogo se partisse, ao passo que o Benfica juntava os sectores, baixava as linhas e tentava jogar no erro do adversário. O empate aconteceu de forma merecida, porque a equipa da casa nunca desistiu de dividir o jogo e jogou de igual para igual.

2 - À espera de que Di María resolva

Na segunda parte, o Benfica pausou mais o jogo, apostou na segurança defensiva e, como é costume sempre que tem problemas de organização ofensiva, esperou que Di María provocasse os desequilíbrios que permitissem fazer mais golos. Foi assim no segundo e no terceiro, sendo que este último matou o jogo. O segundo golo da Académica surgiu demasiado tarde para que as coisas ficassem feias para o líder. Ou seja, mais uma vez Di María resolveu um jogo que se poderia complicar num momento crucial do campeonato. Nesta altura das decisões, cada jogo vale mais do que os três pontos que se contabilizam. Para o Benfica, tratou-se de uma vitória fundamental.

3 - Weldon não é aposta de risco

A titularidade de Weldon e os dois golos que marcou não me surpreendem. Weldon não é uma aposta de risco; é um bom finalizador, um rato de área, como se costuma dizer. Talvez não tenha jogado tanto como seria de esperar ao longo da época, mas sempre que teve oportunidades, deu respostas positivas. Fez dois golos na Naval e ontem mais dois, porque tem instinto de matador e, mais importante ainda, quando a equipa precisou dele esteve lá para ajudar a resolver os problemas. Em Coimbra, não foi a figura principal, mas um actor secundário muito importante. Do principal, Di María, já ficou referido o mais importante; sempre que é preciso, endossam-lhe a responsabilidade e ele nunca vira a cara. O Benfica tem três jogadores que têm sido peças-chave - Di María, Aimar e Saviola -, mas Di María é o grande desequilibrador.
Uma referência também para Coentrão, que esteve irrepreensível a defender. E se não é fácil para um lateral de raiz ter pela frente Di María, que ajuda pouco nas tarefas defensivas, é-o ainda mais para um jogador adaptado. Mas Coentrão percebeu que tinha de se sacrificar, pois era a forma de poder jogar neste Benfica.

4 - Jesus mais cauteloso

Novidade no Benfica do último terço do campeonato tem sido a cautela adoptada por Jorge Jesus. Tem optado por esquemas mais seguros e acabou com a euforia dos dois terços iniciais, em que queria sempre marcar mais golos. Agora tem apostado em atitudes realistas. Basta atentar nas substituições que fez ontem, privilegiando o povoamento do meio-campo e a organização defensiva. Trocou Cardozo por Carlos Martins e Aimar por Ramires para reduzir espaços e controlar a reacção da Académica. Só na permuta Weldon/Kardec foi troca por troca. Há pouco tempo, Jesus não fazia coisas destas.

4 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Sloml, como é habitual boa visão do jogo por parte do JVP.
Todos nós benfiquistas achamos que o título já não foge para mais com dois jogos em casa.
Abraço.

Éter disse...

O João nessa foto está com um arzinho tão, mas tão abichanado... lol

sloml disse...

Lol oh Éter, não está nada, pá. O rapaz era novinho...

Manuel, não foge não. De certeza.

Abraço

Bimbosfera disse...

Boas, de volta após uns dias sem tempo para nada mais que um postzinho diário no meu Bimbosfera.

Em relação ao post em si, bem, estou com o Manuel na opinião desportiva e com o Éter na opinião abichanada... Ei, isto não soou muito bem, eheheh! Ok, reformulando, reconheço ao Éter razão na opinião e concordo com a mesma.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com