terça-feira, 1 de junho de 2010

O nosso plantel XXIII - Cardozo

Chegando à recta final da análise aos jogadores que fizeram parte do nosso plantel nesta gloriosa época, e depois dos já analisados Quim, Moreira, Júlio César, Maxi Pereira, Luís Filipe, Luisão, David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor, Roderick Miranda, César Peixoto, Shaffer, Javi García, Ruben Amorim, Ramires, Carlos Martins, Di María, Fábio Coentrão, Urreta, Aimar, Felipe Menezes e Saviola, temos hoje o nosso matador: o Tacuara Cardozo.


Cardozo foi contratado no início da época 07/08 para ser a referência atacante do Benfica e nem as posteriores compras de Bergessio e Makukula, aliadas à presença na equipa de Nuno Gomes, Mantorras e até Yu Dabao, nem as constantes mudanças de treinador nos encarnados (Fernando Santos-Camacho-Chalana) retiraram esse estatuto ao paraguaio. Cardozo acabou a época como melhor marcador do Benfica, com um total de 22 golos apontados em todas as competições, ele que havia referido, à chegada, valer mais de 20 golos por época. Apesar de ter alcançado essa fasquia, a verdade é que essa meta deveria (na minha opinião) ter de ser colocada apenas para o campeonato, e nesse particular ficou um pouco aquém das expectativas (ainda assim, e com todas as contrariedades que se abateram sobre o Benfica nessa época, conseguiu ser o melhor marcador da equipa e o segundo melhor do campeonato (com 13 golos em 29 jogos), só atrás do portista Lisandro (24 golos). A prometer mais e melhor para a época seguinte.


08/09 começou melhor. Com 4 golos em 6 jogos, Cardozo parecia estar a correr para a sua melhor época de sempre. O problema foram as ideias do técnico Quique Flores, que entendeu por bem colocar o paraguaio no banco durante a maior parte da temporada, delegando a titularidade no hondurenho David Suazo, emprestado pelo Inter, e colocando Aimar como segundo avançado (e ainda havia Nuno Gomes, Mantorras e Makukula no plantel). Ainda assim, nos intervalos de tempo em que conseguia actuar, nem que fosse uns minutos, Cardozo foi fazendo o gosto ao pé, ganhando o lugar a partir da final da Taça da Liga, onde Suazo se lesionou gravemente. A partir daí, Cardozo assumiu-se como o principal abono de família da equipa, marcando 10 golos nos últimos 8 jogos. Terminou a época com 17 golos apontados (todos no campeonato, onde actuou por 26 vezes) e com a Taça da Liga conquistada, mas mais importante que isso, ganhou o respeito definitivo dos adeptos, que souberam dar o devido valor ao extraordinário final de época do avançado e perceberam que tinha de ser este o ponta-de-lança titular do Benfica.


Jorge Jesus, felizmente para eles, pensava da mesma forma e por isso fez do Tacuara a referência ofensiva da equipa, à volta do qual giravam os quatro fantásticos Ramires, Di María, Aimar e Saviola. Aliás, Jesus nunca deixou de contar com ele e de lhe dar todo o apoio, inclusive na questão dos penaltys (e Cardozo falhou 4 ao longo da época). E o Tacuara agradeceu como melhor sabe: com golos. Foram 38 ao longo de toda a época: 26 no campeonato (em 29 jogos - só falhou um por castigo), 2 em 5 jogos na Taça da Liga (marcou precisamente nos jogos decisivos com Sporting e Porto, em que curiosamente foi apenas suplente utilizado) e 10 na Liga Europa (em 13 jogos - falhou apenas a visita ao Vorskla Poltava pois a eliminatória já estava decidida), competição onde se sagrou o melhor marcador, juntamente com o avançado peruano do Werder Bremen Claudio Pizarro (com 9, pois a UEFA não contabiliza os golos apontados no play off - onde Cardozo marcou um, frente ao Vorskla Poltava). Cardozo acabou por não marcar apenas na competição onde também não chegou a actuar, a Taça de Portugal: em Monsanto, Jesus optou por fazer descansar o Tacuara. Depois, na fatídica recepção ao Vitória de Guimarães, Cardozo cumpria ainda o 2º jogo de um castigo que já o havia feito falhar a recepção à Naval, para o campeonato - um castigo injusto, como todos sabemos, devido à expulsão em Braga, onde Cardozo nada fez. Jorge Jesus tem ainda o mérito de, além de ter acreditado e potenciado as qualidades do jogador, ter também contribuído para a melhoria de Cardozo na vertente táctica e até técnica (não raras vezes se viu o paraguaio a fazer autênticos passes de ruptura a isolar companheiros, como um verdadeiro nº 10). Cardozo conseguiu assim revalidar a conquista da Taça da Liga, sagrar-se campeão nacional e conquistar, além do já referido prémio de melhor marcador da Liga Europa, o título de melhor marcador do campeonato, algo que o Tacuara já perseguia há 2 anos, onde acabou por ficar sempre em 2º lugar (em 08/09 perdeu por 3 golos para o brasileiro Nené, do Nacional). E este é um troféu que um jogador do Benfica não conquistava desde 90/91, por Rui Águas. Uma época que culminou em alta, com a chamada ao Mundial, onde em princípio (e com a lesão do habitual Cabañas) será titular.


Cardozo é daqueles jogadores que divide os adeptos. Adorado por alguns, que se debruçam quase exclusivamente sobre os números (que não deixam dúvidas sobre as suas qualidades de goleador), odiado por outros, que o consideram lentíssimo e absolutamente tosco, confesso que me situo num patamar intermédio. Explicando: Cardozo não me deslumbrou na sua primeira época de Benfica, mas deu para perceber que era um finalizador, acima de tudo. Na segunda época, contribuiu decisivamente para o meu ódio a Quique Flores tomar maiores proporções: exasperava-me a equipa jogar tão mal e criar tão poucas oportunidades por insistir em jogar em contra-ataque para Suazo (e com Aimar a segundo avançado), quando tinha um verdadeiro ponta-de-lança no banco que podia resolver o jogo a qualquer momento (com criativos da qualidade de Reyes, Di María, Aimar e mesmo Carlos Martins e Ruben Amorim, Cardozo só teria mesmo de colocar as suas qualidades de matador em acção para o Benfica ter mais sucesso). Este ano, finalmente consegui formar uma opinião final sobre o Tacuara. Que é a seguinte: a sua lentidão exaspera-me, a sua falta de técnica e o pé direito absolutamente morto também. No entanto, Cardozo faz aquilo que lhe é pedido: golos. E muitos, como os números esta época comprovam. Mas ainda assim, considero que Cardozo falha muito. Muito mais do que marca. Com a produção ofensiva do Benfica nesta época, houve vários jogos em que Cardozo poderia ter marcado mais de 3 golos. Sem sombra de dúvidas. Em muitos deles, o paraguaio teve de falhar uns 4 ou 5 golos para marcar um. E isto, em alta competição, muitas vezes paga-se caro. Como aconteceu, por exemplo, no jogo em casa com o Liverpool. Cardozo bisou (de penalty), mas antes disso já havia falhado 4 golos sozinho em frente à baliza. Ou seja, o Benfica podia ter dado uns 5-1 ao Liverpool, fechando logo aí a eliminatória. Mas não deu, muito por culpa dos falhanços do paraguaio. Isto, no entanto, não mancha a grande época que Cardozo fez e que o projectou na Europa como um grande ponta-de-lança. Um matador. Fala-se agora da vontade de alguns clubes em pagar muitos milhões por ele (e o próprio já disse querer sair para um campeonato superior) e a minha opinião é a de que qualquer oferta acima dos 20 milhões de euros deve ser aceite, pois já será muito boa. Cardozo nunca vai valer mais do que isso e esse dinheiro chega e sobra para contratar outro ponta-de-lança para o seu lugar, e provavelmente melhor do que o paraguaio. Veremos o que acontece. Mas é indesmentível que o avançado paraguaio já ficou para sempre na história do Benfica, e merece um louvor especial por isso.

Que pensam os leitores sobre o Tacuara?

5 comentários:

Vermelhusco disse...

Eu penso que vender um ponta de lanca que valeu 38 golos na primeira epoca estavel do clube desde que ele chegou e em que foi aposta consistente de um treinador e um erro tremendo.

Pode ser exasperante, e concordo com isso mas mete a bola na baliza. O Benfica nao tinha um matador destes a quase 20 anos e acho que e um crime vender esse matador apos o encontrar-mos.

E nao acho que com 20 milhoes iremos encontrar um substituto facilmente para o Cardozo.

Acho que os adeptos nao gostam dele porque nao e um jogador esteticamente elegante e com um futebol vistoso. No entanto, e EFICAZ. E qualquer treinador e pessoa que pense com o cerebro em vez de pensar com as retinas apercebe-se da importancia de um ponta-de-lanca que assegura o numero de golos que o Cardozo assegura.

sloml disse...

Vermelhusco, eu concordo que ele é um matador e por isso mesmo um bom ponta-de-lança, como refiro várias vezes durante o texto. Mas penso que por vezes poderia ser muito mais eficaz do que é na verdade. Aliás, se vires as estatísticas do campeonato vês que ele precisa de fazer vários remates por jogo (alguns que dão em falhanços escandalosos) para conseguir finalmente marcar um golo. A minha opinião é a de que, se ele fosse verdadeiramente eficaz, teria terminado esta temporada perto dos 40 golos no campeonato (à volta dos 35, 36).

Abraço

Vermelhusco disse...

Compreendo perfeitamente isso. Mas acho que o Cardozo e um jogador que ainda nao atingiu o topo.
Acho que na proxima epoca vai estar muito mais refinado e vai ser mais eficaz.
Se pensares bem esta foi a primeira epoca de alto nivel que ele teve em que participou em mais de quarenta jogos e em que teve que suportar imensas viagens (algo com que definitivamente ele nao se da bem).
Para mim foi por demaiis evidente que fez muitos jogos no limite da fadiga devido a isto.

Para o ano, com a experiencia adquirida este ano acredito que sera muito mais eficaz. Acredito que ainda nao vimos a melhor epoca do Cardozo, isto no caso de ele continuar claro.

Manuel Oliveira disse...

Amigo Sloml, gosto do Cardozo, sempre foi humilde e mesmo na época passada tendo jogado pouco nunca fez muito alarido. Agora não gostei foi desta história de querer forçar a saída. Mas, nunca se sabe se não é jogada de empresário. Vamos esperar!
Abraço.

ana_slb disse...

Antes desta época não apreciava muito o Cardozo. Gostava quando marcava aqueles livres,mas de resto era e é muito parado. Este ano melhorou muito, prova disso foram os seus golos. Mas mesmo assim falha muito. Bem mais do que devia. Mas este ano foi sem dúvida uma grande ajuda na conquista do título e mereceu ser o melhor marcador do campeonato.
Não gostei das últimas declarações que fez, mas se é seu interesse sair e se pagarem bem (também acho que acima dos 20 milhões já é muito bom), é de aceitar.
Saudações Benfiquistas!