segunda-feira, 28 de junho de 2010

O nosso plantel XXVII - Mantorras

Chegamos hoje ao último dos jogadores que fazia parte d' "O nosso plantel" no início da temporada transacta. Depois dos já analisados Quim, Moreira, Júlio César, Maxi Pereira, Luís Filipe, Luisão, David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor, Roderick Miranda, César Peixoto, Shaffer, Javi García, Ruben Amorim, Ramires, Carlos Martins, Di María, Fábio Coentrão, Urreta, Aimar, Felipe Menezes, Saviola, Cardozo, Weldon, Keirrison e Nuno Gomes, hoje é a vez do angolano Mantorras.


Mantorras está no Benfica desde 01/02. No início de uma época em que o plantel sofreu uma enorme revolução, o avançado angolano chegou à Luz como um salvador da pátria, naquela que foi a maior transferência de sempre entre equipas do campeonato português: 5 milhões de euros foi quanto o Benfica pagou ao Alverca por metade do passe do jogador (e com Luís Filipe Vieira a afirmar que valia 90 milhões de euros!!!). O então administrador da SAD encarnada (ou director-geral, já não sei bem) apregoava a "equipa maravilha" encarnada, que no entanto não se viu - o Benfica terminou o campeonato em 4º, fora das provas da UEFA pelo 2º ano consecutivo. Ainda assim, Mantorras foi de facto o melhor jogador encarnado nessa época. Praticamente sem concorrência (João Tomás saiu para o Bétis à 2ª jornada, altura em que Sokota se lesionou com muita gravidade; só em Janeiro, com a chegada de Jankauskas, Mantorras teve concorrente à altura), o angolano marcou 13 golos em 30 jogos. Não foram números redondos, mas foi o melhor que o Benfica conseguiu fazer nessa temporada.


No ano seguinte, começou o calvário de Mantorras. Não pela concorrência no ataque (a um Sokota recuperado juntaram-se as contratações de Nuno Gomes e de Fehér), mas sim pela grave lesão no joelho direito que sofreu logo no início da época e que lhe acabou por destruir a carreira. Ficam para a história os 8 jogos e 3 golos que efectuou ainda nesta temporada.


03/04 não existiu para Mantorras. O avançado esteve lesionado durante toda a época, razão pela qual não fez qualquer jogo nem ganhou a Taça de Portugal.


Depois viria a melhor época (a nível do seu simbolismo perante os adeptos) de Mantorras com a nossa camisola. De fora durante quase toda a primeira volta, Mantorras reapareceu à 16ª jornada em Alvalade. Não evitou a derrota, mas deixou alguns pormenores que aguçaram o apetite dos adeptos para o que poderia ainda vir dali durante o resto da temporada. E a verdade é que não os desiludiu. Mantorras, apesar de ter a concorrência de Nuno Gomes, Karadas, Sokota (até Janeiro) e Delibasic (depois de Janeiro), acabou por ser o abono de família do Benfica, marcando 5 golos em 15 jogos, 3 deles absolutamente imprescindíveis para o título que o Benfica acabaria por ganhar. Estava consumada a ligação eterna de Mantorras ao Benfica, mas a verdade é que esta temporada também deixou bem claro que existia algo de errado com o angolano: é que apesar da importância que teve e dos golos que marcou, Mantorras só foi titular numa única ocasião (na qual marcou um golo, em casa, frente ao Gil Vicente) e Trappatoni chegou a afirmar que o angolano só poderia jogar cerca de 30 minutos por jogo. O que não abonava nada a seu favor.


Nova época, novo treinador, o mesmo cenário. Mantorras fez 17 jogos, mas todos eles a entrar apenas nos últimos minutos. Ainda marcou 3 golos (mais do que Marcel, por exemplo, que chegou ao clube em Janeiro para concorrer com o angolano, com Nuno Gomes e com Miccoli), mas a sua importância diminuiu consideravelmente em relação à época anterior.


Em 06/07, apesar de Miccoli e Nuno Gomes se manterem no plantel e de ter chegado Kikin Fonseca (haveria de ser substituído em Janeiro por Derlei), Mantorras fez o mesmo número de jogos da época anterior (e provavelmente quase os mesmos minutos), marcando menos um golo. A meio da temporada referiu a célebre frase "Não sou coxo" depois de ter marcado frente ao Beira-Mar, queixando-se da pouca utilização de que era alvo por parte de Fernando Santos, o técnico de então. O lamento não serviu para grande coisa. Continuaria a jogar apenas uns minutos e marcaria o segundo golo da temporada apenas no último jogo, em casa frente à Académica.


Na época seguinte ainda jogou menos. As convulsões a nível técnico não tiveram grande manifestação na sua utilização, terminando a temporada com apenas 9 jogos efectuados e 1 golo marcado (num empate a uma bola em Setúbal). No que respeita aos avançados desse plantel, Mantorras só fez mais minutos que o chinês Yu Dabao (na equipa até Janeiro) e que Makukula (chegou em Janeiro). Perdeu para Nuno Gomes, Cardozo e Bergessio.


Em 08/09 já fez muito menos jogos: apenas 5. Ainda assim, conseguiu marcar 2 golos, um deles absolutamente decisivo, onde deu a vitória ao Benfica na recepção ao Rio Ave, marcando segundos depois de entrar (há quem diga que Quique Flores pretendeu mostrar ali aos adeptos que Mantorras já não servia para o futebol, colocando-o em campo num jogo de autêntico dilúvio, com o relvado totalmente empapado e onde era quase impossível Mantorras jogar; se assim foi, saiu-lhe o tiro pela culatra, pois esse golo só serviu para os adeptos ficarem ainda mais do lado do angolano). O segundo golo seria marcado na última jornada, em casa frente ao Belenenses, num encontro onde actuaram os elementos menos utilizados na temporada. Voltou a fazer mais minutos que Makukula, mas perdeu para Cardozo, Nuno Gomes e Suazo.


E eis que, na temporada agora finda, Mantorras actua em... 21 minutos durante toda a época - na Taça de Portugal, frente ao Monsanto. O angolano não teve mais nenhuma oportunidade em toda a temporada, sendo não raras vezes esquecido por Jorge Jesus quando este falava nos avançados que tinha ao seu dispor (e eram muitos: Saviola, Cardozo, Weldon, Nuno Gomes e Keirrison até Janeiro; e ainda Éder Luís e Kardec depois de Janeiro). Ainda assim, o angolano foi alimentando o sonho de ainda conseguir actuar nem que fosse só um minuto no campeonato, para se poder sagrar campeão, e talvez o tivesse sido se o Benfica tivesse chegado à última jornada já com o título matematicamente na mão, o que não aconteceu, razão pela qual Jesus não quis facilitar (como nunca quer) e por isso não convocou o angolano, seguindo-se o que todos sabem (Mantorras ficou triste, disse que a festa de campeão não era dele e foi-se embora do estádio, não se juntando aos colegas nos festejos).


Com tudo isto, Mantorras parece ter chegado ao fim da linha no Benfica. Quem tiver dois dedos de testa percebe que o angolano já não é (nem pode ser) um atleta de alta competição e muito menos um jogador do Benfica. Tem-se mantido no plantel época após época como uma espécie de descargo de consciência por parte dos encarnados devido ao facto de ter sido no Benfica que a carreira de Mantorras teve um fim demasiado precoce (em circunstâncias ainda nunca explicadas convenientemente - há quem diga que a culpa foi do departamento médico que o operou, e quem diga que foi do próprio Mantorras, que não cumpriu as indicações do mesmo departamento médico como devia ser). No entanto, penso que essa atitude benemérita já não te razão de ser. Mantorras não precisa de se estar a humilhar, trabalhando época após época com a esperança de entrar uns míseros minutos nuns míseros jogos. Se já não pode jogar futebol, que fique no Benfica a cumprir outras funções. Curiosamente, sempre que se fala de ser emprestado, Mantorras recusa, mesmo não jogando nunca no Benfica. Por alguma razão há-de ser. A juntar a tudo isto, vieram as mais recentes declarações do jogador, quase que desafiando o Benfica - "se me quiserem dispensar, que paguem os ordenados todos até ao fim do contrato; se não, terão de levar comigo". Digamos que não foi elegante e caiu muito na consideração de todos os benfiquistas, que lhe agradecem do fundo do coração o contributo absolutamente fulcral que teve no título de 04/05. Espero que tudo se resolva pelo melhor, para Mantorras e para o Benfica.

E os leitores, que pensam de Mantorras?

3 comentários:

Bimbosfera disse...

Então ninguém comentou sobre o Mantorras? Para mim tem lugar no Benfica até acabar a carreira, seja lá ela com que idade for. O Homem está primeiro que o atleta. Para mim não há volta a dar a isto. E mais, há sempre aquele galvanizar dos adeptos, da equipa, tudo, quando ele entra, que não me chateio de o ter na mesma. Até acho que o Jesus lhe podia ter dado mais oportunidades nalguns jogos, a ele e a todos, por a jogar o Moreira, ele, o Jorge Ribeiro, todos. São um plantel, são uma equipa, não são só 11. No entanto, do que vi, parece-me que este ano, a tentar sentar o cú em duas cadeiras, vão haver oportunidades para todos, se ele quiser mesmo fazer boa figura lá fora. E se os jogos já estiverem a correr bem, este ano, ele que não seja tão garganeiro e que dê hipóteses a todos, que os enquadre nos 11 e que os faça sentir que o seu esforço é valorizado, mesmo que só um pouquinho, que se for trabalhar para aquecer que trabalhem os esquimós...
Eu acredito no trabalho, acredito que vamos revalidar o título, acredito que Jesus, à primeira, não quisesse facilitar, e por isso não os colocou no último jogo, mas acredito que terá isso em consideração este ano e que os colocará noutros jogos. Está falado!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

sloml disse...

Pois é, Márcio, dos últimos (à excepção do Nuno Gomes, que eu já sabia que iria ser mais comentado) não tenho tido grande feedback (o Weldon foi mesmo, juntamente com o David Luiz, o único até agora que ninguém comentou, e o Mantorras já ia pelo mesmo caminho...). Reconheço a minha falha por ter deixado esta secção arrastar-se até depois de final da época, altura em que as pessoas já não se sentem motivadas para estar a falar da época que já terminou. Mas entendo que esta análise é positiva, mais que não seja para mim, e por isso irei terminá-la, analisando nos próximos dias os 4 reforços de Inverno da equipa. Depois, a pedido do Vermelhusco, tentarei fazer uma breve análise dos 4 reforços que já garantimos para a época que agora se vai iniciar.

Abraço

Bimbosfera disse...

Por acaso acho que fazes muito bem. Aliás, dependendo da autorização que tens ou não para usar as imagens, acho que podias fazer um ebook teu, um pdf, mas depois falamos disso, com a análise ao plantel campeão. Podíamos fazer uma peça muito engraçada. Se puderes usar as imagens, com autorização, podes levar dinheiro, se não, bom, fazes isso de graça, colocas num servidor em que ganhes uns cêntimos pelos downloads, dás os links ao pessoal, a mim, ao Manuel, etc., e ganhas uns cobres com os downloads. As tuas crónicas estão muito boas e poderá ser muito curioso toda a obra junta. Se quiseres depois falamos melhor.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com