quinta-feira, 15 de abril de 2010

O nosso plantel XIII - Javi García

Continuando a analisar "O nosso plantel", e depois dos já escrutinados Quim, Moreira, Júlio César, Maxi Pereira, Luís Filipe, Luisão, David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor, Roderick Miranda, César Peixoto e Shaffer, hoje analisaremos a época do nosso tampão do meio-campo: o espanhol Javi García.


Javi García chegou ao Benfica a meio da pré-época com a difícil missão de fazer esquecer Katsouranis. Ao mesmo tempo, o rótulo de jogador formado no Real Madrid, que deveria funcionar como excelente referência, fazia todos os benfiquistas desconfiarem do seu valor, devido ao flop Balboa, que tinha chegado a época passada nas mesmas circunstâncias. E no caso de Javi novo falhanço seria ainda mais grave, pois custou três milhões de euros a mais que Balboa (7 contra 4).


Mas a verdade é que o médio espanhol não demorou a conquistar o coração dos adeptos encarnados. Pegou de estaca na equipa, no vértice mais recuado do losango de Jorge Jesus, e levou mesmo Yebda a pedir para sair, ao perceber que não teria muitas oportunidades de jogar durante a época (tal como Felipe Bastos). Acabou por ficar com Ruben Amorim como único concorrente, e curiosamente o português só jogou uma vez nessa posição esta época - em casa, contra a Académica, por castigo de Javi. O espanhol só tem parado mesmo por lesão ou castigo, mesmo já depois da contratação de Airton. Ao todo, Javi García já fez um total de 43 jogos!!! esta temporada, distribuídos por Liga (23), Taça de Portugal (2), Taça da Liga (4 - só ficou de fora na final, contra o Porto, onde foi poupado por JJ) e Liga Europa (14, ou seja, actuou em todos os jogos do Benfica na competição, play-off incluído). Marcou 4 golos (3 no campeonato, um deles o da vitória muito sofrida frente à Naval, e um na Liga Europa, onde também fez um auto-golo). É um imprescindível para Jorge Jesus, ainda que Airton já tenha dado provas cabais de que pode substituir o jogador espanhol sem grandes problemas.


Javi foi a melhor contratação desta época do Benfica, já o disse vezes sem conta neste blog. Para além de desempenhar maravilhosamente a posição que eu considero mais importante numa equipa de futebol (talvez juntamente com o guarda-redes), Javi é um jogador com uma cultura táctica fantástica, não falha uma dobra aos colegas, está sempre no sítio certo. Funciona como um verdadeiro muro no meio-campo defensivo, servindo-se da sua fantástica capacidade táctica para recuperar bolas e ainda dobrar os companheiros, principalmente os defesas, laterais e centrais (no caso, David Luiz) quando estes se aventuram no ataque. A todos estes atributos defensivos junta-lhe um superior jogo de cabeça e uma regularidade impressionante. Quando melhorar no capítulo do remate de longa distância, tornar-se-á um dos melhores médios defensivos do mundo. Do campeonato português, é o melhor de longe. E além de todos os predicados técnico/tácticos, o espanhol tem algo que aprecio muito: a garra, a raça, no fundo a famosa mística, atributos absolutamente essenciais num jogador do Benfica. Quem não se recorda da imagem de Javi com a cabeça ligada e a escorrer sangue, no jogo de Alvalade para o campeonato, e mesmo assim o espanhol continuava no campo a lutar pela vitória da equipa? Isto é que é sentir a camisola, isto é que é a verdadeira mística. Para mim, ele é um dos grandes obreiros deste título. Já há muito tempo que o Benfica não tinha um jogador desta categoria nesta posição específica, tão importante na manobra de toda uma equipa. A sua segurança liberta os companheiros para o ataque, pois sabem que podem contar com a sua eficácia na cobertura das suas subidas. Javi García é, sem sombra de dúvidas, uma das grandes figuras do Benfica esta época e ficará sempre ligado ao 32º título encarnado, tão perto de ser conquistado.

Que pensam os leitores?

5 comentários:

Vermelhusco disse...

Eu penso que o Javi Garcia foi um dos pilares essenciais deste Benfica e um dos jogadores mais importantes da equipa.

E gracas a ele que a nossa equipa tem tanto pendor ofensivo, pois o Javi e tao bom na cobertura defensiva que os restantes membros do meio-campo mal tem que se preocupar com as suas costas.
Alem disso e optimo a cobrir as subidas do David Luiz. Muito francamente, se nao fosse pelo Javi Garcia o David Luiz nao teria nem metade da liberdade que tem para fazer o que faz.

No entanto, felizmente o Benfica descobriu outro medio ofensivo fenomenal: o Airton. Apesar de esta epoca ter jogado pouco por ter chegado tarde acredito que desempenhara um papel mais importante na proxima epoca e que JJ ira fazer mais rotacao entre Javi e Airton. O que acaba por ser benefico pois assim nao corremos tanto o risco de depender so de um jogador para a cobertura defensiva da nossa equipa.

Mantorras disse...

A melhor contratação Benfica e um dos melhores jogadores do Benfica.
Quem o vê jogar, pensa que foi formado no Benfica, tal a mística que mostra em campo.
Temos jogador, apesar do nível exibicional já demonstrado, penso que ainda tem margem de evolução e quiçá não o veremos a jogar no fantástico meio campo da selecção espanhola.

Boa análise sloml, boa escrita que nos proporciona uma agradável leitura.

Fico à espera da análise ao próximo jogador.

Saudações Benfiquistas!

redlady disse...

Ele e o Saviola são sem dúvida as melhores contratações do Benfica esta época!

Liliane Pimenta disse...

Concordo que o Javi tem sido fundamental, mas em boa verdade, as contrataçoes do Benfica foram certeiras, para alem dele, que dizer de Saviola ou Ramires.... têm sido varios os jogadores q chegados ao clube se conseguiram afirmar e ser fundamentais... e nisso, parabens a quem gere!

sloml disse...

Completamente de acordo com todos vocês. Muito obrigado pelos comentários.